UFSC promove 1ª Edição Paradesportiva dos Jogos Internos da Educação Física
Serão abertas no dia 27 de outubro as inscrições para a 1ª Edição Paradesportiva dos Jogos da Educação Física (Parajinef). O evento será realizado entre os dias 7 e 15 de novembro, no Centro de Desportos da UFSC (CDS) e terá as seguintes modalidades: atletismo, natação, tênis, goalball, vôlei, handebol, futsal e basquete. A organização é dos alunos e professores do curso de Educação Física da UFSC, com apoio da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef).
As inscrições custam R$ 10 e devem ser feitas no CDS, de 27 de outubro a 6 de novembro. A programação pode ser conferida no site http://parajinef.wordpress.com/programacao/.
O objetivo do Parajinef é despertar nos participantes o interesse pelo paradesporto e pelas pessoas com necessidades especiais. Elaborado pelos alunos da 3a fase do Curso de Licenciatura em Educação Física, é uma oportunidade para que todos os alunos do curso vivenciem a atividade e somem experiências que contribuam para a formação acadêmica e capacitação profissional.
De acordo com os organizadores do evento, a atividade física propicia um melhor desenvolvimento físico, psíquico e mental aos portadores de necessidades especiais. Promove a socialização e o lazer, facilita a orientação, a locomoção e a mobilidade, e torna naturais os movimentos do corpo. Além disso, fortalece a autoconfiança do indivíduo.
O esporte para pessoas com necessidades especiais foi criado em 1940 pelo neurocirugião Ludwig Guttmann, do Centro Nacional de Lesionados Medulares do Hospital Stoke Mandeville, Inglaterra. A partir de então, surgiram as primeiras modalidades nos Estados Unidos, como o arco e flecha, o tênis-de-mesa e, no fim da década, o basquete em cadeira de rodas, que chegou ao Brasil nos anos 50. Na década seguinte tiveram início os jogos Paraolímpicos, que atualmente ocorrem a cada quatro anos, no mesmo lugar dos Jogos Olímpicos Mundiais.
Mais informações pelo site www.parajinef.wordpress.com ou pelo e-mail parajinef@gmail.com.
Por Isis Martins e Luíza Fregapani / bolsistas de Jornalismo na Agecom