Trabalhadores aposentados da UFSC debatem expectativas para a categoria

01/10/2008 16:41

Fotos: Ricardo Casarini/Sintufsc

Fotos: Ricardo Casarini/Sintufsc

O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc) está promovendo nesta quarta-feira (01/10) o IX Seminário dos Aposentados e Pensionistas da UFSC (Seapen). O evento prossegue até às 18h, no SESC, bairro Cacupé. Uma faixa dizendo “aposentados no trabalho e ativos na vida” saudava quase uma centena de participantes.

A abertura aconteceu com a presença do pró-reitor de Desenvolvimento Humano e Social, Luiz Henrique da Silveira, representantes do Sindicato dos Professores (Apufsc); da Associação de Aposentados e Pensionistas (Apopen); e do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). A Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria, Inaura Graciosa, procedeu a abertura do evento saudando os “amigos aposentados” recitando um poema de Osvaldo de Andrade.

Na seqüência, a coordenadoras Maria Nazaré Wagner e Raquel Moysés se manifestaram pela diretoria do Sintufsc. Nazaré falou das expectativas para a aposentadoria e da redução gradativa dos quadros da UFSC, alertando para a eminente perda da paridade entre ativos e inativos embutida nos projetos de lei em tramitação no Congresso. Destacou a importância de eventos semelhantes também para os funcionários ativos. Afirmou o compromisso do sindicato na luta pelos direitos dos trabalhadores ativos e inativos. Raquel Moysés conclamou os aposentados para a participação nas atividades sindicais, ressaltando “a sabedoria dos inativos para uma vida melhor”.

Representando o reitor Alvaro Prata no evento, Luiz Henrique falou do compromisso da sua pró-reitoria em garantir a inserção dos aposentados na UFSC. Exemplificou o acompanhamento na saúde e na legislação, a realização de pesquisas e a promoção de cursos e eventos para os inativos, “tudo para construir uma aposentadoria saudável”.

Albertina Dutra Silva falou em nome da diretoria da Apufsc, alertando para a crescente desestruturação dos movimentos sociais. Criticou o fato da UFSC não ser mais o símbolo da liberdade de expressão da sua época de professora. Enalteceu a aposentadoria, dizendo ser a “experiência para uma nova vida”.

A cerimônia de abertura também contou a com a performance teatral do jornalista e ator Eduardo Bolena, interpretando os personagens “Pedro Tainha” e “Show do Magrão”.

A programação prevê palestras sobre Motivação Após a Aposentadoria, com a psicóloga e professora Tatiana Torres; e sobre Pensamentos Positivos, com o professor de Educação Física Tito Batinga. Alguns ex-trabalhadores da UFSC participam pela primeira vez do evento, como é o caso do arquiteto Carlos Silva, recentemente aposentado pelo Escritório Técnico-Administrativo da UFSC (Etufsc).

Por Paulo Fernando Liedtke / Agecom