Sétima edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão vai mostrar à população importância da produção do conhecimento

Este ano estrutura terá mais de 6 mil metros quadrados
Estas serão algumas das atrações da sétima edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Este ano a Sepex será realizada de 22 a 25 de outubro, na Praça da Cidadania, integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia . Os objetivos são os mesmos: ressaltar a importância da produção do conhecimento na vida da população e no desenvolvimento do País.
Minicursos
As inscrições para os cursos de curta duração que serão oferecidos durante a Sepex foram abertas à comunidade e encerraram no dia 10 de outubro, com quase seis participantes. Os minicursos serão oferecidos por estudantes de pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos da universidade.
A variedade de temas dá uma idéia da abrangência dos campos trabalhados na instituição. Linguagem das histórias em quadrinhos; conservação de acervo museológico; análise de alimentos transgênicos; bem-estar animal; aproveitamento de resíduos da palmeira real; controlando o uso de gorduras trans; homeopatia e fitoterapia veterinária; diversidade e evolução biológica; fontes de financiamento da pesquisa; funcionamento cerebral e meditação; internet para iniciantes; governo eletrônico; morte e luto: possíveis perspectivas são apenas algumas das opções.
Estandes
A diversidade das atividades que serão apresentadas nos estandes da Sepex nas áreas de comunicação, cultura, educação; meio ambiente, saúde e tecnologia também vai chamar o público a visitar o campus universitário. No grande “circo” da Sepex o visitante poderá receber informações sobre benefícios e aplicações tecnológicas de alimentos probióticos, degustar amostras de sorvetes com adição de microalgas e conhecer o projeto Sistema para Automação para Manobras de Estacionamento – demonstração de um pequeno veículo com um sistema computacional embarcado, capaz de realizar manobras de estacionamento automaticamente.
Nos estandes reservados a ações relacionadas ao meio ambiente, serão apresentadas trabalhos com florestas tropicais; fauna de insetos da Mata Atlântica, etnobotânica e educação ambiental. Além disso, grupos de pesquisa mostrarão projetos para gestão da água e tratamento de efluentes líquidos, entre outras iniciativas.
Um programa de prevenção de câncer bucal; o atendimento multidisciplinar direcionado ao paciente portador de deformidade facial oferecido gratuitamente pela UFSC; orientações sobre atividade física e saúde e para controle de infecção hospitalar serão algumas das opções dos estandes localizados na área de saúde.
No setor de tecnologia, além da já tradicional participação do Laboratório de Hidroponia e da casa eficiente, serão apresentados trabalhos do Grupo de Pesquisa Sobre Governo Eletrônico e os estudos desenvolvidos junto aos dois cursos de pós-graduação da área de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
A PósARQ/UFSC pretende divulgar seus estudos e pesquisas, que buscam qualidade do ambiente construído. A Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade vai mostrar como a universidade tem contribuído para formar profissionais capacitados a intervir nas cidades contemporâneas. E estes são apenas alguns exemplos do que poderá ser visto em mais uma Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Mais informações com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres (debora@reitoria.ufsc.br / Fone: 3721-9716) ou com a diretora do Departamento de Projetos de Extensão, Mônica Aparecida Aguiar dos Santos (monica@cca.ufsc.br / Fone: 48 3721-8305)