Semana de Teatro: Romário Borelli apresenta espetáculo sobre o Contestado nesta sexta-feira

17/10/2008 10:14

Romário Borelli: palestra-espetáculo

Romário Borelli: palestra-espetáculo

A Semana de Teatro da UFSC encerra nesta sexta-feira, dia 17/10. Para fechar a programação, um dos maiores músicos do teatro brasileiro, Romário José Borelli, traz a sua peça “Muito Além do Contestado”, uma espécie de palestra-espetáculo, que mistura dramaturgia, música e informação sobre a Guerra do Contestado, conflito armado ocorrido por questões territoriais entre os estados de Santa Catarina e Paraná, de 1912 a 1916.

Romário, que já trabalhou com a direção musical de importantes montagens no teatro brasileiro, como o espetáculo Roda Viva, de Chico Buarque, fecha a programação da Semana de Teatro da UFSC com um espetáculo que mistura história e arte. Será às 20h, no Teatro da UFSC, com entrada gratuita.

Após a apresentação do espetáculo, ainda no Teatro da UFSC, Romário Borelli realizará uma Sessão de Autógrafos do livro da peça “O Contestado”, de sua autoria.

Muito Além do Contestado

“Muito Além do Contestado” é uma apresentação musical, com textos interpretados e outros narrados pelo ator e compositor do texto teatral “O Contestado”, também de Romário Borelli. O sempre atual tema de uma guerra estabelecida pelos limites dos estados de Santa Catarina e Paraná, porém antes de tudo a luta pelo direito À terra, sob o manto messiânico.

O texto já está na 22ª montagem, algumas destas antológicas, que já se inserem na história cultural de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. A peça faz parte do currículo do curso de doutorado em teatro da ECA/USP.

Este encontro cênico-musical dados importantes sobre a cultura e história regionais, ilustradas com sua poética várias vezes premiada. Ao mesmo tempo em que Romário Borelli interpreta as músicas, ele fala da dramaturgia, da história do Contestado e de algumas das montagens da peça.

Romário Borelli, catarinense de Porto União, é dramaturgo, musicista e historiador. Além de “O Contestado”, é autor das peças “O Figurante Invisível” e “Olhos e Ouvidos”. Músico do Teatro de Arena, fez a peças “Arena Conta Zumbi”, “Arena Conta Tiradentes” e “Feira Paulista de Opinião”. Foi diretor musical da Cia. Paulo Autran, na qual fez a direção musical de “Morte e Vida Severina” e “Macbeth”. Além disso, trabalhou como músico da peça “Roda Viva”, de Chico Buarque.

A Semana de Teatro da UFSC

O campus da UFSC, que ainda vibra com o sucesso da Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc, ocorrida em setembro, assistiu a um evento cultural com enfoque nas artes cênicas. De 13 a 17 de outubro, aconteceu a Semana de Teatro da UFSC, em diversos espaços culturais da universidade.

Essa nova injeção artística deu continuidade à proposta da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC de transformar e promover a cultura no ambiente universitário. A SeCArte realizou a Semana de Teatro da UFSC em conjunto com o seu Departamento Artístico Cultural (DAC) e com o Curso de Artes Cênicas da UFSC, implementado neste ano no Centro de Comunicação e Expressão(CCE).

Serviço:

O QUÊ: Último dia da Semana de Teatro da UFSC, que traz a peça “Muito Além do Contestado”, de Romário Borelli

ONDE: Teatro da UFSC

QUANDO: Sexta-feira, 17/10, às 20 horas

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

CONTATO: Departamento Artístico Cultural – SECARTE – UFSC – Telefone:(48) 3721-9348 ou 3721-9447 – dac@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br.

Veja outras informações no site da Semana: www.semanadeteatro.ufsc.br ,

Coordenação Geral da Semana: Carmen Lúcia Fossari

Fonte: Gustavo Bonfiglioli, Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC – SECARTE – UFSC, com texto e fotos de divulgação.