Semana de Teatro: estudantes do Curso de Artes Cênicas da UFSC apresentam três espetáculos na quarta-feira

15/10/2008 08:38

Trabalho cênico P.H.D.IBDEM

<b>Trabalho cênico P.H.D.IBDEM</b>

O terceiro dia da Semana de Teatro da UFSC vai revelar as montagens teatrais de excelente qualidade que o novo Curso de Artes Cênicas da universidade vem realizando. Os estudantes do curso – que também é um dos setores da UFSC responsáveis pela organização da Semana de Teatro – apresentam três peças curtas na quarta-feira, dia 15/10, às 20h, no Teatro da UFSC. Serão apresentadas em seqüência: “Vôo”, de Bertold Brecht, “Mardra”, de Eugène Ionesco e “Claro!”, de Dais Ives. A entrada é gratuita.

Também acontece, à tarde, a atividade “Diálogos sobre a Cena”, em que a atriz-professora peruana Fiorella Kollman, que apresenta a peça “Mi Querida Neurosis”, na quinta-feira, fala sobre “O Ator no Personagem Clown”. A conversa ocorre entre 15h e 17h, na Igrejinha da UFSC, com entrada gratuita.

Sinopses:

Vôo

É uma criação inspirada em “O vôo sobre o oceano”, peça didática radiofônica de Bertolt Brecht. Apresenta um aventureiro norte-americano que busca a proeza da primeira viagem transatlântica de avião, no ano de 1927. Parte de sua terra com o objetivo de chegar à Europa. Contudo, o aviador percebe que a maior dificuldade do homem não foi inventar uma máquina de voar ou fazê-la levantar vôo, mas sim manter-se no ar e, sobretudo, transformar a evolução tecnológica em evolução social. A peça busca desenvolver experimentos com a linguagem teatral, ampliando os seus significados através de uma inter-relação entre teatro, rádio, poesia e música.

Atores: Araeliz, Carlos Silva, Carolina Taulois, Célio Alves, Elize Schmiegelow, Manu Antoniollo, Gabreil Guedert,Janine Fritzen, Malu Leite, Nei, Ricardo Goulart, Vera Ferreira.

Direção: Fernando Faria

Mardra

De Eugène Ionesco, um dos maiores dramaturgos do teatro do absurdo, nasce da intenção de dividir com o espectador impressões de um tempo que já nos parece sem sentido. Seus personagens abusam de uma “fala tagarela”, provocando uma intensa e progressiva discussão que não leva a lugar algum. Um diálogo vazio que afeta as relações sociais e que, através da desintegração da linguagem, revela o humor e a ironia da “sociedade contemporânea”.

Atores: Rafa Herran, Tainá Orsi, Tamara Hass, Diogo Lima Costa

Direção: Fernando Faria

Claro!

Trabalho cênico P.H.D.IBDEM

<b>Trabalho cênico P.H.D.IBDEM</b>

Em uma mesa de bar, Isadora está à espera. Estevão está à procura. Um encontro ao acaso, um livro e um coquetel. Em “Claro!”, de Davis Ives, com adaptação de Fernando Faria, as personagens entram em um jogo de tentativas onde um acerto pode valer toda uma vida.

Atores: Claudinei Sevegnani e Paula Dias

Direção: Fernando Faria

Saiba Mais:

A Semana de Teatro da UFSC

O campus da UFSC, que ainda vibra com o sucesso da Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc, ocorrida em setembro, agora realiza um evento cultural com enfoque nas artes cênicas. De 13 a 17 de outubro, acontece a Semana de Teatro da UFSC, em diversos espaços culturais da universidade.

Essa nova injeção artística dá continuidade à proposta da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC de transformar e promover a cultura no ambiente universitário. A SeCArte realiza a Semana de Teatro da UFSC em conjunto com o seu Departamento Artístico Cultural (DAC) e com o Curso de Artes Cênicas da UFSC, implementado neste ano no Centro de Comunicação e Expressão(CCE).

Para maiores informações, visite o site www.semanadeteatro.ufsc.br.

Serviço:

O QUÊ: Terceiro dia da Semana de Teatro da UFSC, que traz as peças “Vôo”, “Mardra” e “Claro!” e a atividade “Diálogos sobre a Cena”, com Fiorella Kollman

ONDE: Teatro da UFSC (espetáculos) e Igrejinha da UFSC (diálogos)QUANDO: Quarta-feira, 15/10

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

CONTATO: Departamento Artístico Cultural – SECARTE – UFSC – Telefone:(48) 3721-9348 ou 3721-9447 – dac@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br.

Visite também o site da Semana: www.semanadeteatro.ufsc.br

Coordenação Geral da Semana: Carmen Lúcia Fossari

Fonte: Gustavo Bonfiglioli, Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC – SECARTE – UFSC, com texto e fotos de divulgação.