Semana de Teatro da UFSC: espetáculo Sonhos abre o primeiro dia
A programação da Semana de Teatro da UFSC será iniciada na hoje (13/10), às 20h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Após a solenidade de abertura do evento, que nessa primeira edição homenageia o diretor e encenador Celso Nunes, será apresentado o espetáculo “Sonhos”, do Grupo Pesquisa Teatro Novo, do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. A peça possui direção e roteiro de Carmen Fossari, que também é coordenadora geral da Semana. A entrada é gratuita.
Sonhos – O espetáculo Sonhos, apresentado pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo, resulta de um trabalho árduo de pesquisas referentes ao Teatro de Imagens, uma vertente do Teatro de Animação. Carmen Fossari pontua que a inspiração foi influenciada pelo Teatro Negro De Praga. No palco, imagens sobrepostas formam um imenso caleidoscópio, e o publico vai construindo seu texto por pura imagem apresentada. As cenas, todas em luz negra, fazem os objetos, máscaras, títeres e cenários possuírem uma luz própria.
Grupo Pesquisa Teatro Novo – Criado no ano de 1976, o Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) atua há décadas à frente da comunidade catarinense, trabalhando com espetáculos de Teatro de Rua, Bonecos e encenações em casas de espetáculos.
O Grupo tem um currículo invejável pelas montagens realizadas e prêmios conquistados nos diversos festivais dos quais já participou, em nível estadual, nacional e internacional. Com estas participações trouxe ao Brasil o I Entepola (Encontro de Teatro Popular Latino Americano) realizado em Florianópolis em 1996. A partir de 1995, o grupo passou a integrar o CLATP – Circuito Latino-Americano de Teatro Popular. Neste sentido, o GPTN já realizou oficinas no México, Paraguai e Chile, e recebeu oficineiros do Peru, Argentina, Chile e Uruguai.
No ano de 1979, o Grupo gestionou projeto junto ao INACEN – Instituto Nacional de Artes Cênicas (RJ) que resultou na criação do Teatro da UFSC. Já fez oito temporadas teatrais pelo Chile e atuou com seu repertório ainda em Porto Rico, Argentina, Paraguai e México. Desde a sua criação, o Grupo Pesquisa tem a direção artística de Carmen Fossari. Ao todo, já foram produzidos mais de 60 espetáculos, em diversos gêneros teatrais.
A Semana de Teatro da UFSC – O campus da UFSC, que ainda vibra com o sucesso da Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc, ocorrida em setembro, agora realiza um evento cultural com enfoque nas artes cênicas. De 13 a 17 de outubro, acontece a Semana de Teatro da UFSC, em diversos espaços culturais da universidade. Essa nova injeção artística dá continuidade à proposta da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC de transformar e promover a cultura no ambiente universitário. A SeCArte realiza a Semana de Teatro da UFSC em conjunto com o seu Departamento Artístico Cultural (DAC) e com o Curso de Artes Cênicas da UFSC, implementado neste ano no Centro de Comunicação e Expressão(CCE).
Serviço:
O quê: Primeiro dia da Semana de Teatro da UFSC
ONDE: Centro de Cultura e Eventos da UFSC
QUANDO: Segunda-feira, 13/10
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – SECARTE – UFSC – Telefone:
(48) 3721-9348 ou 3721-9447 – dac@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br
Coordenação Geral da Semana: Carmen Lúcia Fossari
Leia mais sobre a Semana de Teatro da UFSC:
Programação completa.
Celso Nunes é o homenageado da primeira edição.
Fonte: Gustavo Bonfiglioli, Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de
Imprensa DAC – SECARTE – UFSC.