Semana de Teatro: atriz peruana apresenta peça com método alemão

16/10/2008 13:40

Fiorella Kollmann: espetáculo internacional

Fiorella Kollmann: espetáculo internacional

Nesta quinta-feira, 16/10, penúltimo dia da Semana de Teatro da UFSC, a atriz peruana Fiorella Kollman encena a peça “Mi Querida Neurosis”, de sua direção. Através de sua personagem clown (teatro de palhaços), Fiorella concebe, sozinha, um espetáculo cênico que aplica o método Galli de fazer teatro, criado na Alemanha. A apresentação será às 20h, no Teatro da UFSC, com entrada gratuita.

Ainda nesta quinta-feira acontece o “Diálogos sobre a cena: Teatro Brasileiro, Grupos Opinião e Arena”, com o dramaturgo e músico Romário Borelli. O diálogo acontece entre 15h e 17h,na Igrejinha da UFSC.

Mi Querida Neurosis e o método Galli

“Mi Querida Neurosis” é o espetáculo internacional convidado da Semana de Teatro da UFSC. Trata-se de uma apresentação encenada e autodirigida por Fiorella Kollman que visa integrar elenco e público ao “jogo cênico”. Embora interpretada por atriz solo, seu clown, a peça é construída com a participação dos espectadores.

Proposta: forma alternativa de fazer teatro

Proposta: forma alternativa de fazer teatro

Fiorella Kollman teve, em 2006, seu primeiro contato com grupo de teatro Galli, na Alemanha, onde se formou. Desde então, passou a aplicar no Peru o método Galli, uma forma alternativa de fazer teatro criada pelo filósofo, escritor, ator, clown e diretor alemão Johannes Galli há mais de 20 anos. O método usa a liberdade e a vitalidade da atuação espontânea e da expressão corporal como forma de estimular o autoconhecimento.

Mesmo antes de se especializar nessa corrente, Fiorella atua desde 2000 como professora de teatro, clown e capacitadora, realizando workshops para crianças, jovens e adultos em escolas, empresas, instituições, centros de ensino e projetos sociais.

Maiores informações podem ser acessadas no site de Fiorella Kollman: www.declown.com

A Semana de Teatro da UFSC

O campus da UFSC, que ainda vibra com o sucesso da Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc, ocorrida em setembro, agora realiza um evento cultural com enfoque nas artes cênicas. De 13 a 17 de outubro, acontece a Semana de Teatro da UFSC, em diversos espaços culturais da universidade. Essa nova injeção artística dá continuidade à proposta da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC de transformar e promover a cultura no ambiente

universitário.

A SeCArte realiza a Semana de Teatro da UFSC em conjunto com o seu Departamento Artístico Cultural (DAC) e com o Curso de Artes Cênicas da UFSC, implementado neste ano no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Para maiores informações, visite o site www.semanadeteatro.ufsc.br

Serviço:

O QUÊ: Penúltimo dia da Semana de Teatro da UFSC, com a peça “Mi Querida Neurosis”, de Fiorella Kollman

ONDE: Teatro da UFSC

QUANDO: Quinta-feira, 16/10, às 20h

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade

CONTATO: Departamento Artístico Cultural – SECARTE – UFSC – Telefone:

(48) 3721-9348 ou 3721-9447 – dac@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br. Visite também o site da Semana: www.semanadeteatro.ufsc.br

Coordenação Geral da Semana: Carmen Lúcia Fossari

Fonte: Gustavo Bonfiglioli, Acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC – SECARTE – UFSC.