Secretário de Relações Institucionais e Internacionais representou UFSC no Festival della Criativitá, na Itália
A Universidade Federal de Santa Catarina foi representada no Festival della Criativitá, que terminou domingo (26/10) na cidade de Florença, Itália. Vários projetos desenvolvidos por professores, servidores e alunos da UFSC foram mostrados nesta grande feira. Com foco na inovação, a feira reuniu uma vasta produção artística e tecnológica.
Moda, cinema, música, entre outros, figuraram como temas principais. O professor Enio Luiz Pedrotti, Secretário de Relações Institucionais e Internacionais, representou a UFSC e apresentou o material que conseguiu reunir para mostrar no Festival.
A música de Tereza Virginia foi apresentada em vários momentos para um público que passou pelo estande de Santa Catarina – e que se mostrou conhecedor da música Brasileira. “A bossa nova é muito apreciada pelo público Italiano”, informa o professor Pedrotti. A mostra de cinema coordenada pela professora Clélia Melo foi projetada várias vezes e o público pode ver aspectos e temas abordados pelos alunos da UFSC.
Cadernos do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), com o informe anual 2008, e o CD contendo as Jornadas Bolivarianas foram distribuídos para os que se interessaram pelo assunto. O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pode ser divulgado através de folder que explicava a área de concentração em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído.
A UFSC também mostrou sua parceria com a Embraco, através de um compressor de refrigeração utilizado nas geladeiras de quase todo o mundo. O Departamento de Engenharia Mecânica, que mantém parceria com esta empresa há vários anos, teve uma grande importância na inovação desta tecnologia. A Embraco enviou um compressor em acrílico, onde o público pode conhecer a construção e o funcionamento de um “motor de geladeira”.
O Centro Tecnológico da UFSC mostrou um pouco do que faz, através de uma publicação que resume a inovação produzida pelos seus principais grupos de pesquisa e seus programas de pós-graduação, publicado pela Feesc.
“O grande envolvimento na produção, orientação de alunos e projetos de extensão determina uma menor preocupação na divulgação dos trabalhos desenvolvidos na UFSC. É necessário atualizar os dados, produzir um material de divulgação capaz de refletir o que é e do que é capaz nossa universidade. O público externo a conhece pouco. Seu potencial fica velado e oportunidades de parcerias e de novos projetos ficam prejudicados”, avalia o Secretário de Relações Institucionais e Internacionais.