SC aposta na valorização do carvão como forma de inovação tecnológica
A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – Fapesc – abriu inscrições à Chamada Pública para a Valorização do Carvão Mineral, através da Seleção Pública de Apoio a Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Os recursos, no valor de R$ 3,2 milhões a serem desembolsados no período de 2008 a 2011 e serão aplicados na pesquisa científica, no desenvolvimento tecnológico do setor carbonífero. Esses recursos provêm da Compensação Financeira pela Exploração Mineral – CFEM, aprovada pela Lei 14.127, de 5 de outubro de 2007.
As inscrições vão até 15 de outubro e podem participar da Chamada organizações de direito público e privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como de utilidade pública estadual, sediadas em SC e com fins estatutários de ensino e pesquisa. O edital na íntegra está disponível no site http://www.funcitec.rct-sc.br/.
Buscando priorizar as energias limpas, o Programa de Valorização do Carvão Mineral Cartarinense tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico e inovativo do setor, com impactos sócio-econômicos e ambientais para a região da Bacia Carbonífera e fomentar a capacitação e qualificação dos recursos na área. Nas argumentações junto ao governador Luiz Henrique da Silveira, o ex-reitor da UFSC e presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz lembrou que “as pesquisas a serem apoiadas deverão agregar valor ao carvão catarinense, a partir de concepções tecnológicas e inovadoras, nas áreas de geração termelétrica, pirólise e gaseificação, carboquímica, uso de resíduos e gestão ambiental de processos”.
Um segundo edital, no valor de R$ 800 mil, está sendo preparado pela Fapesc e prevê, durante três anos, a concessão de bolsas para alunos carentes da região. Os recursos também provêem da CFEM.
Mais informações no site www.fapesc.sc.gov.br