Professor James Sears profere duas palestras na UFSC nesta quarta e quinta-feira

06/10/2008 15:20

O professor James Sears da Penn State University (EUA) profere duas palestras na UFSC nesta quarta e quinta-feira, dias 8 e 9, sobre dois temas muito atuais: A história queer de pessoas comuns no Sul dos Estados Unidos e Orientação Sexual e Bullying nas escolas.

As palestras

A história queer de pessoas comuns no Sul dos Estados Unidos

Data: 8/10 – quarta-feira

Horário: 10h30min

Local: Miniauditório do CFH (Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFSC)

Sobre o Tema: “O Sul dos Estados Unidos, para alguns, relaciona-se com non-sense ou com imagens de magnólias, com a prosa de Eudora Welty, de William Faulkner, de Carson McCullers ou mesmo Tennessee Williams, linchamentos e aumento do número de igrejas, corridas de Nascar ou ainda com o Mardi Gras. Ser “queer” e viver no Sul tem sido sempre muito difícil, particularmente àqueles que procuraram se organizar em torno das questões sobre sexualidade. Esta apresentação dar-se-á a partir de imagens, crônicas e histórias queer de pessoas comuns que vivem no Sul norte-americano.”

Orientação Sexual e Bullying nas escolas

Data: 9/10 – quinta-feira

Horário: 16h

Local: Auditório do CED (Centro de Ciências da Educação/UFSC)

Sobre o tema: “Defino “bullying homofóbico” como uma relação de longa duração construída por meio de atos de agressão, que costumeiramente se repetem, de um sujeito mais forte contra indivíduos mais fracos, e que estão normalmente relacionados à identidade sexual ou de gênero da vítima ou do agressor. Mais do que se imagina, tal prática é comum na maioria das instituições educacionais, em todo o mundo. Não é simplesmente um “rito de passagem” adolescente, mas uma questão de direitos humanos. Levando em consideração dados efetivos de pesquisa, argumento que a solução está em desafiar e transformar o status quo que dá vazão a tal prática. Minha apresentação trata de posições oficiais de principais organizações profissionais, dados analíticos relacionados com causas e conseqüências, considerações legais e enfoques pragmáticos que tentam reduzir a incidência do bullying.”

A promoção dessas atividades é dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Psicologia e Instituto de Estudos de Gênero.

Com informações de Carla Cabral do NIGS