Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas recebe homenagem póstuma
A Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro), em solenidade especial nesta quinta-feira, 16/10, homenageará com a Medalha de Honra ao Mérito Abepriano o professor João Ernesto Castro, falecido em março de 2008, por suas importantes contribuições para a Engenharia de Produção. Além dele, os professores Itiro Iida, da Universidade de Brasília (UnB) e o professor Carlos Alberto Cosenza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também serão gratificados. A cerimônia será realizada no dia 16 de outubro, às 18h, em assembléia geral, no centro de convenções do Barra Windsor Hotel, no Rio de Janeiro.
João Ernesto Castro lecionava na graduação e no mestrado do Curso de Engenharia de Produção da UFSC. Teve participação na sua fundação, sendo um dos idealizadores. Foi supervisor do Laboratório de Sistemas de Apoio à Decisão (Labsad). Suas pesquisas tinham ênfase em planejamento industrial, economia da engenharia e gerência de projetos. Foi co-autor de livro, editor da Revista de Produção e teve importante atuação em diversas entidades da área, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade de Florianópolis (CMDCF).
Segue trecho da carta enviada pela Abepro:
“A ABEPRO com o intuito de homenagear as pessoas que tenham prestado relevantes serviços e trabalhos no fortalecimento da Engenharia de Produção no Brasil, criou a Medalha HONRA AO MÉRITO ABEPRIANO, honraria esta concedida a pessoas indicadas, pela comunidade que tenham prestado uma contribuição profissional, nos campos da ciência, seja no ensino, pesquisa ou nos serviços;ou uma contribuição no plano do desempenho social ou político;ou uma contribuição benemérita, na área de doação de material e/ou obras, altamente significativas para a sociedade, assim como serviços relevantes.”
Por Tomás Petersen // Núcleo de Comunicação do CTC