Principais novidades e tendências do mercado da engenharia serão apresentadas na UFSC

23/10/2008 09:09

Organizadores do evento

Organizadores do evento

Entre os dias 27 de outubro e 1° de novembro será realizada a 8ª edição da Semana Acadêmica de Engenharia Química e de Alimentos (SAEQA). Organizada por alunos das graduações do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), o valor arrecadado com as inscrições será destinado a um projeto social. O evento espera reunir em torno de 300 participantes .

A programação prevê dez minicursos, que serão ministrados por professores e pesquisadores de várias universidades do país e por representantes empresariais, além de palestras, oficinas, visitas técnicas e mostra de iniciação científica, que apresentará os trabalhos científicos desenvolvidos nas áreas de alimentos e química. A 8ª Mostra de Iniciação Científica será realizada dia 30 de outubro e terá início às 13h30.

As visitas visam à apresentação do participante ao ambiente industrial e à visualização dos processos que estudam em sala de aula. Esta aproximação motiva o estudante, que tem a possibilidade de conhecer seu futuro ambiente de trabalho, e o faz reconhecer as empresas que fomentam este complemento à sua formação. As visitas disponíveis para os participantes são: Duas Rodas Industrial; Albany Internacional; Eisenbahn; Textil Farbe.

As oficinas oferecem uma experiência prática sobre determinado assunto e é ministrada por um professor da universidade. O experimento é conduzido de forma a ilustrar aos alunos como se dão os procedimentos laboratoriais e os resultados de determinada operação. As oficinas oferecidas nesta edição da SAEQA são: Fabricação de Cerveja; Tratamento de Água; Carnes; Laticínios; Extração Supercrítica; Embalagens Biodegradáveis; Polimerização em Suspensão; Tratamento de Efluentes; Desenvolvimento de Produtos.

“Este ano a 8ª SAEQA tem como tema A Pluralidade do Engenheiro, uma vez que é cada vez mais evidente que o campo de atuação do engenheiro transcende sua especialização acadêmica. A capacidade desenvolvida por esse profissional faz com que sua atuação na sociedade seja bastante plural se comparada a outras profissões.”, explica Larissa Diacov, organizadora geral do evento, que conta com o apoio do EQA, do Centro Tecnológico (CTC), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da própria Reitoria da UFSC.

Mais informações pelo e-mail saeqa.ufsc@yahoo.com.br.

Programação das palestras:

Segunda-feira (27/10)

19h – Palestra de abertura – “A visão de futuro frente aos Engenheiros”

Palestrante: Octavio René Lebarbenchon Neto – Diretor de Gestão Comercial e Marketing da Unimed Grande Florianópolis

Terça-feira (28/10)

9h – Palestra geral 1

Tema: A Contribuição dos Recursos Humanos na Captação e Retenção de Talentos – Visão geral das práticas de RH e Recrutamento / Seleção no Programa de Trainee

Palestrante:Carlos Fernandes Korb – Gerente de RH da Albany International

11h – Palestra específica – Química 01

Tema: O Papel do Engenheiro Químico no mercado de celulose e papel – Mercado e principais oportunidades de trabalho

Palestrante: Mário de Morais Alves – Diretor de Operações da Albany International

Quarta-feira (29/10)

9h – Palestra geral 2

Tema: Atuação de engenheiros na área de consultoria estratégica

Palestrante: Luiz Felippe – Vice Presidente da PWC (PricewaterhouseCoopers)

11h – Palestra específica – Alimentos 2

Tema: Sustentabilidade

Palestrante 1: Marina Kraus – Engenheira Junior de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagens da Kraft Foods Brasil S/A

Palestrante 2: Robert Jonathan Manning – Sr. Engineer II da Kraft Foods Brasil S/A

– Palestra específica – Química 02

Tema: Poluição de Ambientes Interiores (PAI) – Um novo problema de saúde pública

Palestrante:Gustavo Graudenz – Gerente Técnico da NALCO

Sábado (1º/11)

10h45 – Palestra de Encerramento

Tema: Chemtech – um case de sucesso. Entenda por que a Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil acredita e investe em jovens profissionais.

Palestrante: Luiz Eduardo Rubião – Fundador da Chemtech e CEO de Óleo e Gás da Siemesn Brasil.

Por Tomás Petersen // Núcleo de Comunicação do CTC