Portal abre “janela virtual” para literatura de qualidade

29/10/2008 15:48

Após colocar a obra completa de Machado de Assis na Internet e em CD-ROMs a serem distribuídos por escolas públicas, pesquisadores da UFSC estão digitalizando livros de autores catarinenses, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

E como se fosse pouco ter ao alcance do mouse obras de Cruz e Sousa, Luís Delfino, Ernâni Rosas, Araújo Figueiredo, Virgílio Várzea, Horácio Nunes Pires e Duarte Schutel, serão postos on line periódicos raros como a revista Sul, “que praticamente introduziu o modernismo em Santa Catarina nos anos 40,” nas palavras do professor Alckmar Luiz dos Santos, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Lingüística.

Na mesma equipe trabalham doutores da UFSC, Univali e da Univille, fora bibliotecários como Rodrigo de Sales, mestre em Ciências da Informação. “Conforme a gente vai inserindo novos livros, eles já estarão on line, mas o prazo final de entrega dos acervos do Portal é maio de 2011”, diz Rodrigo.

O Nupill recebeu quase $400 mil da Fapesc e do CNPq por ter sido contemplado pelo Pronex (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência. Por meio dele, terá mais verbas por causa de “sua comprovada competência, de sua reputação técnico-científica reconhecida nacional e internacionalmente”, como se lê na última chamada pública do Pronex.

Ao longo de 12 anos, os pesquisadores do grupo construíram a maior biblioteca digital de Literatura Brasileira com 63.067 obras e 15.927 autores. “O acervo ajuda desde o aluno de ensino médio ou fundamental até quem faz doutorado”, diz o professor Alckmar.

Não basta escanerizar um livro para ele ser inserido no Portal. “Quando se faz a digitalização, sempre ficam problemas de transcrição. Por isso são necessárias revisões exaustivas”, explica o professor. Ao permitir a contratação de serviços de terceiros, o Pronex vai tornar possível uma edição extremamente confiável das obras, como é o caso das poesias de Cruz e Souza.

Outros autores catarinenses e suas obras mais significativas foram selecionados por experts do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC para integrar o Portal, junto com os periódicos literários O Moleque, Litoral e Sul, atualmente sob a guarda da Academia Catarinense de Letras. Eles poderão ser acessados via Internet por meio do site www.nupill.org.

Heloísa Dalanhol – Assessoria de Imprensa da Fapesc