Jovens empreendedores da UFSC concorrem ao Prêmio Santander
Um graduando do Curso de Administração e um pós-graduado do Curso de Engenharia de Produção da UFSC estão entre os dezenove semifinalistas do Prêmio Santander de Ciência e Inovação e Empreendedorismo.
O estudante da UFSC Romildo Rabelo Pereira e o doutor em Engenharia de Produção André Pedral Sampaio de Sena estão classificados entre os 19 semifinalistas do 4º Prêmio Santander de Ciência e Inovação e Empreendedorismo e permanecem na disputa pelo prêmio de R$ 50 mil, por categoria, para a viabilização dos projetos.
Romildo é graduando do Curso de Administração e concorre na categoria Empreendedorismo – área de Cultura e Educação, e André Pedral Sampaio de Sena realizou seu doutorado no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, cotado para o prêmio de Ciência e Inovação – Tecnologia da Informação e Comunicação.
Romildo Pereira se destacou com o projeto de criação de um site voltado à venda de livros usados, um sebo eletrônico. Conforme Pereira, a idéia surgiu de sua própria vivência escolar e da dificuldade que sempre encontrou para adquirir livros, tanto técnicos quanto de literatura, devido ao alto custo do produto. O projeto será viabilizado por meio de convênio com os sebos, atuando com a divulgação das literaturas disponíveis e com a venda através do site.
A entrega dos livros será em domicílio com possibilidade de devolução caso o cliente não fique satisfeito com o produto. A idéia de Pereira é estender o atendimento por todo o país, mas a princípio apenas a região sul e sudeste vão poder contar com estes serviços. Magia do Livro é o nome comercial do sebo eletrônico que tem previsão de início de funcionamento para março de 2009.
O trabalho de André Sampaio de Sena foi desenvolvido como tese do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC, com orientação dos professores Leonardo Ensslin e Sérgio Petri, e defendida no dia 26 de março deste ano. Batizado de Sistema Multicritério de Apoio à Gestão Estratégica – SIMAGE – consiste em um software que permite avaliar e controlar o planejamento estratégico levando em conta todo o caráter objetivo e subjetivo do processo, segundo a visão dos gestores da organização.
A idéia de desenvolver este software surgiu a partir da leitura do livro Safári Estratégico, de Mintzberg, no qual o autor faz uma análise do planejamento estratégico e de sua avaliação e controle, e encerra o livro com a seguinte frase: “… o planejamento estratégico é de importância extrema para as organizações, sendo uma ferramenta única para direcionar os esforços da empresa. Mas, infelizmente, não existe um método confiável para avaliar e acompanhar sua aplicação …”. A reflexão sobre este pensamento levou Pedral a fazer uma fusão entre o Sistema de Informação, a metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista e a gestão estratégica. A fusão destes três elementos resultou o software SIMAGE.
Sobre os Prêmios
Entre os 19 semifinalistas de Ciência e Inovação, serão selecionados até nove finalistas, anunciados durante as cerimônias regionais: em Porto Alegre (semifinalistas de toda a região Sul), no próximo dia 23 de outubro, São Paulo (semifinalistas do Sudeste), e Salvador (semifinalistas do Norte, Nordeste e Centro-oeste). A premiação final nacional, com o anúncio dos vencedores, será realizada, em São Paulo, em novembro. Dos semifinalistas, dez são da região Sudeste, seis do Sul e três das regiões do Norte, Nordeste e Centro-oeste.
Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas.
Para o Prêmio de Empreendedorismo, puderam se inscrever estudantes de graduação e/ou pós-graduação e, no de Ciência e Inovação, pesquisadores-doutores, ambos participando tanto individualmente como em equipe, de Instituições de Ensino Superior parceiras do Universia e/ou do Santander Universidades.
Outras Informações sobre o trabalho de Romildo Pereira podem ser obtidas pelo telefone (48) 8413-1496, e para falar com André Pedral pelo e-mail apedral@uneb.br.
Por Mara Paiva/ jornalista da Agecom