Jornada sobre orientação profissional quer sensibilizar para a necessidade de qualificação nas escolas

14/10/2008 09:27

Educadores, pedagogos, orientadores educacionais, supervisores de ensino, administradores escolares, psicólogos, professores e demais trabalhadores da educação de todo Estado estão sendo convidados para participar da 1ª Jornada Catarinense de Orientação Profissional na Escola, que acontece nos dias 16 e 17 deste mês, na Faculdade Senac de Florianópolis. O evento é resultado de parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC), linha de pesquisa Mídia e Conhecimento na Educação, da UFSC, a Faculdade Senac e o Núcleo de Pesquisa – Vocação, Ocupação e Trabalho da UFSC. A finalidade é a de sensibilizar os profissionais envolvidos com orientação profissional em escolas públicas e privados para a necessidade de qualificação.

Os palestrantes querem desenvolver habilidades e competências especiais com o foco na atualização permanente e no cumprimento com padrões de qualidade ética. Isso é fundamental, principalmente para quem lida com projetos de vida, escolha da carreira e realização de sonhos. O evento tem a seguinte programação: dia 16 das 7h30m às 9h30m, espaço reservado a credenciamento de pessoal. Em seguida acontece a conferência de abertura sobre “Critérios Nacionais de Qualificação do Orientador Profissional”, com a professora Lucy Leal Melo Silva, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/ Ribeirão Preto/SP.

Às 10 horas, mesa-redonda sobre a “Contra-indicação ao Papel de Orientador Profissional”, com a professora Rosana Lino Alves Cunha e Ana Maria Lima, ambas da Unisul, e Marina K. Nakayama, PPEGC/UFSC. Às 13h30m, “Orientação Profissional nas Escolas: registro e analise de experiências catarinenses”, mesa-redonda com as professoras Elisa Maria Quartiero, do PPEGC/UFSC, Cássia Regina Garcia, do Instituto Estadual de Educação e Maria Salete Ferreira Magalhães, do Colégio de Aplicação da UFSC.

Às 16 horas acontece a terceira mesa-redonda, apresentando o tema “O impacto das transformações no mundo do trabalho sobre o processo da escolha profissional”, com a psicóloga Vera Regina Roesla, da Caixa Econômica Federal, Lucídio Biancheti, da UFSC e Francisco Antonio Pereira Fialho, coordenador da linha de pesquisa em Mídia e Conhecimento do PPEGC/UFSC.

No dia 17, sexta-feira, a programação começa às 8h30m, com a conferência “Professores de ensino médio como facilitadores de orientação profissional”, com a professora Delba Teixeira R. Ramos, presidente da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Às 10 horas, mesa-redonda sobre “Ensino médio, orientação profissional e estágio – uma relação possível?”, com o professor Francisco Aparecido Cordão, do Conselho Nacional da Educação do MEC, José Carlos Vieira, diretor da Faculdade Senac e Andresa Darosci Silva do Senac. Às 15 horas nova mesa-redonda com o tema “O Potencial das Mídias na Orientação Profissional”, com a professora Andréia Valéria Steil, do PPEGC/UFSC, José Amauri Ferreira, da Desta Learning e Silvio Serafim da Luz Filho, do Núcleo de Pesquisa Vocação, Orientação e Trabalho, do PPEGC/UFSC.

O encerramento das atividades prevê uma última mesa-redonda, às 16 horas, com o tema “Orientando quem orienta: um projeto de qualificação para orientações profissionais em EaD”, com os professores Sílvio Serafim da Luz Filho, do PPEGC/UFSC, Fernando José Spaniol, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distancia e Renato Cislaghi, no Núcleo de Avaliação de DEaD/UFSC. Outras informações e inscrição no site www.op.cfh.ufsc.br ou pelo fone 3229.3200.

Por José Antônio de Souza/Jornalista na Agecom