Intérpretes e tradutores de língua de sinais apresentam resultados de pesquisas em congresso na UFSC
O 1º Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira será realizado nos dias 9 e 10 de outubro, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), bloco B, da Universidade Federal de Santa Catarina.
A abertura do evento acontece às 9h, e contará com a presença do reitor da UFSC, Alvaro Prata, da diretora do Centro de Comunicação e Expressão, Viviane Heberle, do presidente da Federação dos Intérpretes de Língua de Sinais, Ricardo Sander, da presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Karin Lílian Strobel, da professora do Programa de Pós-Graduação em Tradução, Andréia Guerini, e da coordenadora do Letras-Libras, Ronice Muller de Quadros.
Os principais objetivos são a troca de informações sobre o tema, a apresentação de resultados de pesquisas e o intercâmbio entre diferentes áreas do conhecimento, como lingüística, tradução e educação. Haverá debates, palestras e oficinas com pesquisadores nacionais e internacionais. O evento é direcionado a intérpretes e tradutores de língua de sinais, surdos e demais profissionais interessados.
A UFSC foi a primeira universidade da América Latina a implantar um curso de Licenciatura em Letras Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Criada em 2006, a graduação tem como foco a formação de professores. Em junho deste ano, teve início também o Bacharelado em Letras Libras, que forma intérpretes e tradutores. A criação destes cursos foi uma iniciativa da universidade com instituições conveniadas e o MEC. Representou uma conquista para os surdos brasileiros e foi possível após a regulamentação, em 22 de dezembro de 2005, da Lei Nº 10.436, a Lei de Libras, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
Com a intenção de reunir intérpretes, tradutores e estudiosos, o congresso é mais um passo no sentido de dar visibilidade e promover debates entre os profissionais da área, estimulando a consolidação de um espaço de reflexão sobre o tema no meio acadêmico.
O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Lingüística (PPGL), o Programa de Pós-Graduação em Tradução (PGET) e o Grupo de Estudos Lingüísticos Surdos, do Centro de Comunicação e Expressão, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Grupo de Estudos Surdos (GES), do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A programação pode ser conferida no endereço www.congressotils.cce.ufsc.br/index_arquivos/Page740.htm.
Mais informações pelo site www.congressotils.cce.ufsc.br ou pelo e-mail congressotils@ead.ufsc.br.
Por Isis Martins Dassow / Bolsista de Jornalismo na Agecom



























