Estudantes da UFSC selecionados pelo Prêmio Santander
Os estudantes Romildo Rabelo Pereira e André Pedral, da UFSC, receberam aprovação na cerimônia regional sul dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e novação. São finalistas respectivamente dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação. Agora eles irão representar a universidade na cerimônia final nacional, que acontece dia 18 de novembro, em São Paulo.
Incentivo à leitura
Romildo Rabelo Pereira sempre teve dificuldades de acesso a livros técnicos e de literatura na sua vida estudantil, o que o levou a criar o site Magia do Livro. O objetivo do projeto é atuar como intermediário do processo de comercialização de livros na internet, aproximando sebos tradicionais do País e consumidores. Segundo o estudante, a partir da parceria com sebos tradicionais, o site terá a possibilidade de dispor de um grande catálogo de título, a um preço mais acessível.
“O projeto engloba todo o País, mas o foco inicial será para jovens e adultos de 18 a 40 anos das regiões Sul e Sudeste. O principal objetivo é aumentar o acesso a leitura, por meio da opção de livros usados mais baratos”. De acordo com Romildo, a idéia de criar o site Magia do Livro nasceu de uma necessidade pessoal. “Eu sofri e ainda sofro muito com a falta de incentivos a leitura no Brasil. Gosto de ler, mas devido à dificuldade de acesso aos livros e ao alto preço do livro no Brasil, sempre tive dificuldades para manter este hábito”, diz o estudante. Ele teve orientação da professora Alessandra de Linhares Jacobsen e concorre na categoria Cultura e Educação.
Romildo Rabelo Pereira está disponível para entrevistas pelo telefone (48) 8413 1496.
Gestão empresarial qualificada
Já André Pedral Sampaio de Sena propõe um sistema de gestão estratégica para empresas. Por meio da criação do sistema SIMAGE, Sena, residente em Salvador e inscrito pela UFSC na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação, propõe identificar e avaliar estratégias empresariais. Segundo ele, o sistema visualiza os objetivos estratégicos a serem considerados, planejados e controlados pela empresa, proporcionando crescimento do negócio.
Dessa forma, é possível oferecer suporte necessário para a identificação dos fatores indispensáveis ao desenvolvimento empresarial, orientando organizações para uma gestão estratégica eficiente. “O projeto permite acompanhar os resultados, em tempo real, indica e sinaliza as intervenções necessárias, demonstrando como afetarão a empresa como um todo”, explica o pesquisador. “Pelo sistema, é possível estabelecer bases sólidas para hierarquizar investimentos, definindo os pontos que mais impactam na performance organizacional”, acrescenta.
André Pedral Sampaio de Sena está disponível para entrevistas pelos telefones (71) 9982-5795 e (71) 3351-3080.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Universia