Especial pesquisa: periódico científico internacional homenageia professora da UFSC

Professora Edna e orientanda, na sexta Sepex
O jornal homenageou e agradeceu o esforço de revisores de todo o mundo por sua presteza e agilidade na revisão dos artigos científicos. Estes trabalhos são encaminhados para publicação por pesquisadores de diversos países.
Edna lembra que a demora no retorno por parte dos revisores muitas vezes é um problema para o pesquisador que aguarda a publicação de seu material. “Não é justo ficar segurando”, avalia a professora em relação à importância do cumprimento dos prazos. O trabalho de revisão implica na leitura e emissão de um parecer, leva também a orientações para correções e adaptações.
“Esse é um trabalho voluntário, que todo pesquisador faz. É normal”, diz a professora que de julho de 2007 a julho de 2008 revisou 16 artigos. A avaliação desse material é mais uma atividade na vida da coordenadora do Laboratório de Frutas e Hortaliças e de projetos de pesquisa (tecnologias limpas são seu foco de trabalho), orientadora de alunos de graduação e de pós-graduação. “Não reclamo de filas de espera”, brinca a pesquisadora que sempre tem um artigo para leitura na mochila.
O trabalho de revisão que vai para casa nos finais de semana traz diferentes retornos à pesquisadora “Ao ler os artigos estou conectada com estudos de todo o mundo. É uma oportunidade de estudar”, avalia a professora que é ainda revisora da Revista Biotemas da UFSC; da Revista Ceres, da Universidade Federal de Viçosa; do Brazilian Archives of Biology and Technology, da Tecpar/ Paraná; da Revista Estudos Tecnológicos, da Unisinos e de boletins técnicos da Embrapa. Além disso, colabora com o International Journal of Food Science and Technology, o Journal of Food Engineering, o Journal of Food Processing Engineering e com o Journal of Food Chemistry e LWT. A dedicação também beneficia os estudantes, que a partir do reconhecimento da pesquisadora têm oportunidades nas parcerias com instituições internacionais.
Mais informações com a professora Edna Regina Amante, fone 3721-5371, e-mail: eamante@cca.ufsc.br
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Para lembrar:
Pesquisadores da UFSC desenvolvem bala de erva-mate