Escola do Mar faz primeira viagem de estudos com alunos
Nesta segunda-feira (13/10), dentro do projeto Escola do Mar de Florianópolis, alunos da rede municipal de ensino vão fazer a primeira saída de estudos. Em uma scuna, 45 jovens e adolescentes percorrerão o trajeto entre a Praia do Forte, Ilha de Anhatomirim e Ilha do Ratones.
Conforme a Coordenadora do programa, Silvane Dalpiaz, a intenção é fazer com que os estudantes tomem conhecimento da importância das riquezas marinhas que envolvem a Ilha de Santa Catarina. O projeto, ligado à Secretaria Municipal de Educação, prevê ainda este ano mais nove viagens.
A Escola do Mar é um espaço de referência para tratar de educação ambiental, ecologia e reciclagem. O objetivo é discutir temas do meio ambiente mostrando principalmente a necessidade de preservação e proteção da fauna e flora das diversas formas de vida aquáticas. Conforme Silvane Dalpiaz, o município busca construir uma política de educação ambiental que concilie a vocação turística da cidade, que é o mar, com a vocação econômica da região, baseada na pesca e na maricultura.
A escola é realidade na capital catarinense desde final de abril, quando foi assinado um convênio entre a prefeitura e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O órgão funciona no prédio da Casa de Administração da Fortaleza de São José da Ponta Grossa.
De acordo com a coordenadora da Escola do Mar, a escolha do local para implantação do projeto levou em conta a proximidade com os encostas, praias, mangues, restingas, bem como o apelo histórico-cultural da região. Além disso, a comunidade já contava com um prédio público, dotado de infra-estrutura inicial satisfatória para o começo dos trabalhos de educação ambiental.
Pelo projeto, a unidade vai atender estudantes da rede municipal de Florianópolis e de outras redes públicas ou privadas. O local deve ser aberto também a universidades de Santa Catarina e de outros estados do país. O prédio está sendo estruturado com materiais e equipamentos, assim como está sendo formada uma equipe de trabalho, constituída por engenheiro de aqüicultura, biólogo, pedagogos e auxiliares operacionais e administrativos.
Além da UFSC, são parceiros do Escola do Mar o Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF), Floram, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Instituto Carijós, Associação de Maricultores do Norte da Ilha e associações de moradores.
Contatos para imprensa
Silvane Dalpiaz (Coordenadora da Escola do Mar): 3251 6102 /9902-7208
Pedro Rodrigues da Silva (Chefe do Departamento de Ensino Fundamental
da SME): 3251-6102/9161-1555
Ricardo Medeiros (Assessor de Imprensa da SME): 3251-6099/8411-0911
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis