Engenharia Elétrica da UFSC é cinco estrelas

21/10/2008 10:31

Mais uma vez o curso de graduação de Engenharia Elétrica, do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, foi classificado como “Cinco Estrelas” pelo Guia do Estudante da Abril, publicação especializada em informações sobre vestibulares e universidades. O selo de qualidade constará na edição especial “GE Melhores Universidades 2008”.

Para o chefe do Departamento de Engenharia Elétrica (EEL), professor Denizar Cruz Martins, o principal mérito da conquista é dos alunos. Apesar de contarem com uma estrutura que proporciona um conhecimento muito mais amplo que o das salas de aula, é o estudante que possui a iniciativa de querer aprender sempre mais, sendo participando das pesquisas da pós-graduação, ou seja atuando como bolsista. No departamento, são dez laboratórios de pesquisa.

Outro grande diferencial do curso é a representividade que ele tem fora do país. Parcerias com países principalmente da Europa, como Alemanha e França garantem um intercâmbio de conhecimento importante para o desenvolvimento das pesquisas e do ensino.

Atualmente o EEL conta com 45 professores efetivos, para atender uma entrada de 100 alunos por ano através do vestibular. Na prova de 2008, o curso de Engenharia Elétrica obteve uma relação canditato/vaga de 5.02, considerada relativamente baixa em comparação com outros cursos da Engenharia, mesmo com o renome que o ele possui não só em publicações do tipo do Guia do Estudante, mas também no meio acadêmico.

Critérios de avaliação

O Guia do Estudante realiza um processo de avaliação composto por etapas. Primeiramente, faz-se um levantamento de dados, através de um questionário eletrônico respondido pelas escolas, onde serão classificados para a avaliação os cursos que tenha os pré-requisitos básicos. Depois vem a primeira etapa, que é o preenchimento de um questionário mais específico sobre os cursos em avaliação. Ao mesmo tempo em que o questionário é respondido, uma junta de colaboradores – de diversas instituições (professores, pesquisadores, funcionários do Ministério da Educação) – é selecionada. Esse corpo de pareceristas irá avaliar os dados levantados, separadamente por região do país. Ao todo, 2040 parceiristas foram divididos aleatoriamente entre as cinco regiões. Após a apuração, os cursos estão classificados em 6 conceitos, que serão acrescentados a outros tipos de pontuação, para no final chegar-se ao número de estrelas respectivo.

Fonte: Tomás Petersen

Núcleo de Comunicação do CTC – Nucom

nucom@ctc.ufsc.br 48 3721-9339