Educação a distância: tese de doutorado aborda o caso e-learning

Walter Rubén Iriondo Otero
A defesa da tese aconteceu no mês de junho e a banca examinadora contou com a presença do professor James Petch da Universidade de Manchester da Inglaterra.
A tese, orientada pela professora Araci Hack Catapan, aborda o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alto nível nos cursos universitários ministrados a distância na modalidade e-learning, justificado pela importância das referidas habilidades para o mercado de trabalho. Segundo ao professor Walter, atualmente os empregadores procuram profissionais com características diferenciadas, capazes de estudar de forma autônoma, capacidade da reflexão, e pensamento crítico e capacidade de resolver problemas.
Nos últimos anos, a oferta de educação superior a distância no Brasil cresceu de maneira significativa, sendo possível realizar cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento com essa modalidade. Mas também se incrementou o uso das tecnologias da comunicação digital aplicadas à educação a distância.
Sobre a pesquisa
A pesquisa de campo teve duração de noves meses, foi financiada pela CAPES e desenvolvida na Universidade de Manchester da Inglaterra. Foram realizadas entrevistas com professores e pesquisadores especialistas no planejamento de cursos e-learning nas universidades de Manchester, Open University, University of Liverpool, Manchester Metropolitan University, University of London e Cranfield University.
Walter destacou os aspectos determinantes e restritivos para desenvolver as habilidades cognitivas de alto nível em e-learning. Com respeito aos aspectos determinantes, que facilitam o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível em e-learning, Walter aponta as atividades assíncronas, que oferecem aos estudantes a oportunidade de reflexão e do desenvolvimento do pensamento crítico; a utilização de material mais sofisticado, por exemplo, gráficos dinâmicos em três dimensões e cenários para solução de problemas, ambientes estes que motivam aos estudantes a aprender de uma forma que seria difícil utilizando giz e quadro negro.
O professor aponta, ainda, a vantagem do e-learning na motivação para o trabalho autônomo, o incentivo ao trabalho colaborativo, assim como a possibilidade de acompanhar em detalhes todos os passos dos estudantes no ambiente virtual de ensino aprendizagem, obtendo assim valiosas informações para tarefas avaliativas.
Dentre os restritivos aponta a barreira tecnológica, isto é, os estudantes apresentam dificuldade no uso das novas tecnologias aplicadas à educação; a dificuldade em manter os estudantes motivados, a dificuldade para constituição de um senso de comunidade com pessoas trabalhando a distância, e o custo e tempo necessário para produzir o material de qualidade para os cursos de e- learning. Outro fator é a falta de formação dos professores para produzir esse tipo de material.
Walter destacou, também, que geralmente os professores de disciplinas oferecidas na modalidade e-learning não têm a experiência de ter participado em cursos a distância no papel de alunos, e, portanto, têm dificuldade em entender a problemática com que os estudantes se defrontam nos cursos nessa modalidade.
Como proposta final, a pesquisa apresenta um conjunto de diretrizes que serve de guia para os autores de material didático que objetivem o desenvolvimento das habilidades cognitivas de alto nível nos cursos ministrados a distância na modalidade e-learning. A mesma que estará disponível na Biblioteca Universitária (BU), em breve é uma tentativa de esclarecer esse problema, propor soluções e apontar áreas para futuras investigações, segundo o autor.
Sobre Walter Ruben Iriondo Otero
Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (1986), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2008). Tem experiência na área de Sistemas de Informação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, internet, educação a distância.
Atualmente é docente no Istituto IES (Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis) e desenvolve a função de DI (Design Institucional) no projeto eTEC Brasil do MEC- UFSC.
Por Luciana Soledad Filippa/ para Agecom
lufilippa@hotmail.com
Contatos:
Walter Iriondo: wiriondo@gmail.com