Congresso de tradução e interpretação de línguas de sinais traz professora da Northeast University
O 1º Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Línguas de Sinais, que acontece quinta e sexta-feira (9 e 10/10) na UFSC, contará com palestra da professora Trudy Shafer, da Northeast University, Massachusetts. Ela é uma dos 11 palestrantes do evento e falará sobre o modelo Cokely do processo de interpretação nesta quinta, às 15h, no auditório da Reitoria da UFSC. Segundo a professora Ronice Muller de Quadros, coordenadora do Curso de Bacharelado em Letras/Libras da UFSC, uma das organizadoras do evento, a universidade de Trudy foi a primeira dos Estados Unidos a oferecer um curso de graduação em formação de intérpretes em língua de sinais.
Além de palestras, o evento terá uma mesa-redonda e quatro oficinas. Devido à grande procura, as inscrições, que estavam previstas para acontecerem até a hora do evento, foram encerradas há cerca de duas semanas, com 432 inscritos. Para garantir que todos possam assistir às palestras, que acontecerão no auditório da Reitoria, a organização providenciará a reprodução ao vivo por videoconferência no auditório do Centro de Comunicação e Expressão.
Para Ronice, o evento é um momento de socializar a produção de conhecimento na área, além de consolidá-la. Ela conta que a UFSC foi escolhida para sediar a edição de estréia do evento por ter sido a primeira universidade da América Latina a implantar um curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais, em 2006, e também o Bacharelado, em 2008. Atualmente, o curso, que funciona na modalidade à distância, conta com 950 alunos na primeira modalidade e 450 na última. Eles estão distribuídos por todas as regiões do Brasil, em 15 estados.
O congresso é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Lingüística (PPGL), o Programa de Pós-Graduação em Tradução (PGET) e o Grupo de Estudos Lingüísticos Surdos, do Centro de Comunicação e Expressão, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Grupo de Estudos Surdos (GES), do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mais informações: www.congressotils.cce.ufsc.br ou pelo e-mail congressotils@ead.ufsc.br
Contato com a professora Ronice Quadros: 3721 6586 / 9981 2711
Por Júlio Ettore Suriano / Estudante do Curso de Jornalismo na UFSC























