Amanhecer alternativo

13/10/2008 13:07

Ambiente de natureza exuberante, onde o canto dos pássaros ainda não é abafado pelo ruído alucinante dos automóveis, e que fica melhor ainda com aquele cheiro adocicado do incenso e uma música relaxante, o cantinho do Projeto Amanhecer está localizado depois do Hospital Universitário da UFSC. Atuando junto ao HU desde 1998, oferecendo cerca de 20 terapias, como a Cromoterapia e o Reiki, o trabalho busca despertar na comunidade universitária um olhar para o bem-estar interior e uma maneira de viver e trabalhar melhor.

O trabalho é realizado por 45 terapeutas voluntários, muitos já formados no curso de Naturologia Aplicada, da Unisul. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A procura pela espiritualidade com fé em Deus e a busca para o alívio da depressão e tensões diárias no ambiente profissional já levaram cerca de oito mil alunos, professores e servidores técnico-administrativos, integrantes do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), funcionários das fundações vinculadas à UFSC e das empresas terceiriza-das que atuam no HU a freqüentarem as salas do projeto. Outro objetivo do Amanhecer é desenvolver programas de prevenção, reabilitação e pesquisa no campo da naturologia e saúde do trabalhador para servir como referência na verdadeira integração ensino/serviço/articulação teoria/prática.

Muitos daqueles que precisam de atendimento terapêutico são encaminhados pelo Serviço Social da UFSC, que trabalha junto aos funcionários e à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Segundo a coordenadora do Projeto Amanhecer, Gilvana Pires Fortkamp, “os estudantes nos procuram para tratar mais da parte emocional”. O tratamento é distribuído em até quatro sessões, mas há casos que necessitam de mais atendimentos. Tudo grátis. A colaboração dos usuários pode ser feita através de doações de café, bolachas (lanches distribuídos durante o atendimento), incensos e também algum material que a própria pessoa vai utilizar. Essas doações são aceitas pela equipe devido ao fato de o projeto não ter sido contemplado ainda com recursos financeiros que assegurem a sua continuidade.

Aos poucos o Amanhecer está sendo conhecido no meio universitário e já possui duas extensões: uma no Centro de Ciências Agrárias, no bairro do Itacorubi, com atendimentos de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h, e outra no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, apenas para atender aos professores.

Informações: (48) 3721-8055, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou www.hu.ufsc.br/~proj_amanhecer

Por Celita Campos/ Jornalista na Agecom