Abertas inscrições para bolsas na Europa

29/10/2008 12:52

Estão abertas as inscrições para bolsas de estudos na Europa, nos níveis de graduação, doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado, além de missões para professores. As bolsas do Programa Erasmus Mundus da União Européia estão ligadas a dois projetos de que a UFSC participa. Cada um deles envolve dez universidades européias e dez universidades brasileiras.

Projeto ISAC:

O Projeto ISAC (improving skills across continents) é coordenado pela Universidade de Coimbra e oferecerá 6 bolsas para alunos de graduação cursarem um semestre na Europa, cinco bolsas para estágios doutorais (sanduíche) de 9 meses de duração e duas bolsas para doutorado pleno (30 meses de duração), além de uma bolsa para professor realizar pesquisas durante um mês em uma das universidades parceiras. Das bolsas de graduação, quatro são para as engenharias, uma é para Educação e Formação de Professores (Pedagogia e Licenciaturas) e uma destina-se a alunos de Ciências Sociais (Ciências Sociais, Economia, Serviço Social).

As bolsas de doutorado destinam-se a alunos das engenharias. Maiores informações podem ser encontradas no site www.uc.pt/isac. As bolsas são no valor de 1.000 euros mensais para graduação, 1500 euros mensais para doutorado e 2500 euros mensais para professor, além do bilhete de avião e de seguro-saúde (até os limites respectivos de 2.500 euros no total e de 75 euros por mês). As atividades referentes a essas bolsas devem ser iniciadas até o dia 31 de março, recomendando-se que os alunos de graduação cursem o semestre que vai de fevereiro a julho de 2009.

As bolsas para graduação nas áreas de Engenharias são para vagas disponíveis nas Universidades de Coimbra e do Minho (Portugal), Técnica de Praga (Rep. Techeca), Stuttgart (Alemanha), Técnica de Lulea (Suécia), Trento (Itália) e Liége (Bélgica). Na área de Educação as bolsas podem ser usadas nas Universidades de Coimbra e do Minho (Portugal), Barcelona (Espanha), Trento (Itália), Leiden (Holanda) e Liége (Bélgica). Estudantes na área de Ciências Sociais podem ser apoiados nas Universidades de Coimbra e do Minho (Portugal), Barcelona (Espanha), Trento (Itália) e Liége (Bélgica).

Na inscrição, o aluno indica três universidades em ordem de preferência. A análise do histórico e do curriculum vitae (modelo da União Européia, disponível no site) servirá de base para a seleção dos alunos e para a indicação da universidade receptora. A documentação pode ser obtida no site do Projeto. O candidato deve preencher e assinar os formulários, anexar os documentos exigidos e encaminhar ao DECAD. O DECAD irá, junto com uma comissão de professores, encaminhar a lista de classificação à Coordenação do Projeto, cujo Comitê Científico tomará a decisão final sobre as concessões de bolsas.

As bolsas de graduação concedidas por este projeto deverão ser concedidas para o período de agosto de 2009 a janeiro de 2010. Dúvidas? Envie sua pergunta para isac@reitoria.ufsc.br

Projeto Eurowindows Brasil

É coordenado pela Universidade do Porto, está com suas inscrições abertas dos dias 1º a 16 DE NOVEMBRO no site http://ebw.up.pt. Trata-se de um conjunto diferente de universidades, e também há diferenças nos processos de inscrição e seleção. As inscrições são feitas on-line e aquelas que seguirem as normas do projeto e a regulamentação da UFSC serão validadas pelo DECAD.

A seleção e a indicação da universidade a freqüentar são feitas pelo Comitê Científico do Projeto. As inscrições validadas pela UFSC devem receber de 4 a 6 bolsas de estágio doutoral (sanduíche) e de 5 a 7 bolsas para graduação. Em função dos perfis dos candidatos e dos planos de trabalhos, candidatos encaminhados pela UFSC poderão receber bolsas de doutorado na área de Engenharias. De forma semelhante ao outro projeto, poderão ser alocadas bolsas para alunos das Engenharias, da área de Educação e nas áreas de Ciências Sociais já especificadas.

Dúvidas? Envie sua pergunta para ebw@reitoria.ufsc.br

Fonte: Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais / Sinter

http://www.sinter.ufsc.br/