7ª Sepex: Laboratório de Química mostrará as aplicações em diversas áreas
A 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC terá um estande para a demonstração de experimentos e fenômenos químicos pelo Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação em Química (Quimidex).
A novidade deste ano é um espaço que irá tratar da química aplicada na agricultura, mostrando as armadilhas para insetos feitas com feromônios, os tipos de solo, e explicando temas como agricultura orgânica, alimentos transgênicos, técnica da hidroponia, utilização de fertilizantes e agrotóxicos, entre outros.
O estande também terá banners contando a história da fabricação dos perfumes, e mostrando como é o processo de extração de fragrâncias dos vegetais e dos fixadores. Haverá também uma pirâmide de alimentos, explicando os nutrientes que eles possuem. A popular máquina de teste organoléptico, que exala 12 aromas diferentes, testando a percepção das pessoas em relação aos cheiros será exposta novamente na feira e poderá ser manipulada pelos visitantes.
O laboratório, que existe há nove anos, é vinculado ao Departamento de Química e recebe a visita de escolas do ensino fundamental e médio. Nessas visitas são feitas demonstrações de uma série de experimentos relacionados ao dia-a-dia dos alunos. Entre os experimentos destacam-se os de condutividade elétrica, extrações de óleos, destilação, alambique, arco-íris químico, vulcão, chuva ácida, medidas de pH, bafômetro, CO2 sólido, entre outros.
O Quimidex terá dois ambientes. Um deles aborda o tema ´Química através dos perfumes, aromas e sabores`, e entre as várias atrações mostra como os perfumes eram feitos antigamente e como são feitos hoje; demonstra a extração de aromas de vegetais; possui equipamentos para extração e purificação de óleos essenciais. O espaço também possui uma máquina de teste organoléptico, que será levada ao estande na Sepex, e exibe frascos com aromas diversos, como de frutas e vegetais, que são utilizados em materiais de limpeza, materiais de higiene e perfumes.
O outro ambiente mostra a ´Química na agricultura`. Uma pirâmide alimentar explica os nutrientes que existem em cada tipo de alimento; há amostras de tipos de solo e seus níveis de acidez; banners que explicam a técnica da hidroponia, os produtos transgênicos, a composição química de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes, agrotóxicos; e também maquetes das armadilhas com feromônios utilizadas na agricultura.
Para marcar visitas ao Quimidex, ligue para 3721-6571 ou acesse o site www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/quimidex.html
Por Tifany Rodio/ Bolsista de Jornalismo na Agecom
Leia também:
– 7ª Sepex: programação cultural inclui música, dança, exposição, teatro e performance
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
– 7ª Sepex: estande promove saúde bucal na infância
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
7ª Sepex: idosos marcam presença
– 7ª Sepex: UFSC apresentará pesquisas sobre a fauna de insetos da Mata Atlântica
– 7ª Sepex: grupo receberá visitantes contando histórias
– 7ª Sepex: UFSC mostra trabalho com crianças e jovens deficientes
– Jovens pesquisadores: estudo revela que freqüentar academia não é sinônimo de vida saudável