7ª Sepex: grupo de estudos propõe alternativas para saneamento descentralizado

21/10/2008 10:26

O Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (Gesad) estará presente na 7ª Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFSC. O espaço para a apresentação de projetos contará com seis banners e duas maquetes, que ilustrarão para o público as aplicações e o resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo coordenado pelo professor Luiz Sérgio Phillippi, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS).

Entende-se por saneamento descentralizado os processos que envolvem a coleta, o tratamento e o aproveitamento das águas de esgotos de residências, bairros, comunidades isoladas, indústrias e instituições. O objetivo final desse sistema é o processamento do esgoto em seu próprio local de origem. Um banner será dedicado para definir o conceito de Saneamento Descentralizado, e os outros cinco, além das maquetes, serão específicos para quatro projetos do Gesad.

A temática “Desenvolvimento e avaliação de processos para o uso de fontes alternativas de água visando sua conservação” será dividida em dois banners: o primeiro explicará a etapa da água cinza, explicando os processos de caracterização, quantificação e qualificação e implementação potencial desse tipo de água. O outro mostrará as águas negras, que possuem um maior volume de resíduos sólidos. Esta etapa procura avaliar tanto a taxa de acumulação de lodo durante o tratamento da água, como o comprometimento dos lençóis freáticos sujeitos à infiltração.

Outro projeto presente no estande será o de “Arranjos tecnológicos para tratamento de esgotos sanitários de forma descentralizada”, que trata de um estudo de quatro tipos de sistemas de tratamento de esgotos domésticos. Este trabalho destaca a elaboração de um guia que possibilite por em prática os sistemas em áreas periféricas e rurais, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Os outros dois projetos são: “Nitrificação e pré-desnitrificação de esgotos sanitários no sistema: decanto-digestor + biofiltro aerado submerso com cascas de ostras como meio suporte” e “Alternativas de gerenciamento seguro de lodos de esgotos sob a ótica do saneamento descentralizado”.

Recentemente o Gesad ganhou grande repercussão no Estado, após a publicação de uma matéria que apresentou os resultados de um projeto do grupo, que reduziu em 50% o consumo de água potável em uma casa no bairro Ratones, em Florianópolis. A divulgação foi em 20 de março de 2008, no site da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom). Assim, o coordenador Luiz Phillippi conseguiu expor o Gesad na mídia, o que chamou a atenção de pessoas que gostariam de ter o mesmo sistema em suas casas. Mas como o Gesad é vinculado a uma instituição pública e de ensino, é bastante difícil colocar em prática efetiva os resultados dos trabalhos.

Mais informações sobre os projetos do Gesad no site www.gesad.ufsc.br. Para acessar a matéria divulgada em 20/03/2008 no site da Agecom: http://www.agecom.ufsc.br/index.php?secao=arq&id=6336

Por Tomás Petersen / Bolsista de Jornalismo no Nucom – Centro Tecnológico

Leia também:

– 7ª Sepex: programação cultural inclui música, dança, exposição, teatro e performance

– 7ª Sepex: UFSC recebe mostra de documentários científicos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher

– 7ª Sepex: estande promove saúde bucal na infância

– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher

– Jovens pesquisadores: estudante de graduação participa de trabalho sobre incidência de câncer em Capivari de Baixo

7ª Sepex: idosos marcam presença

– 7ª Sepex: UFSC apresentará pesquisas sobre a fauna de insetos da Mata Atlântica

– Jovens pesquisadores da UFSC apresentarão trabalhos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

– 7ª Sepex: grupo receberá visitantes contando histórias

– 7ª Sepex: UFSC mostra trabalho com crianças e jovens deficientes

– Jovens pesquisadores: estudo revela que freqüentar academia não é sinônimo de vida saudável

– 7ª Sétima edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão vai mostrar à população importância da produção do conhecimento