7ª Sepex: evento que mostra trabalho da UFSC em suas diversas áreas inicia nesta quarta-feira
A UFSC realiza de 22 a 25 de outubro a sétima edição de sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. A solenidade de abertura será realizada às 9h, na estrutura montada em frente à Reitoria da UFSC. Este ano o público poderá visitar mais de 100 estandes interativos e uma mostra com mais de mil painéis sobre trabalhos nas várias áreas de atuação da Universidade Federal de Santa Catarina.
O grande “circo” da Sepex está sendo montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, e vai abrigar também o 18°Seminário de Iniciação Científica. No mesmo período a UFSC inaugura oito equipamentos interativos que dão início à construção de um parque de ciência no campus universitário.
Este ano a Sepex está integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os objetivos são os mesmos: ressaltar a importância da produção do conhecimento na vida da população e no desenvolvimento do País.
Estandes
A diversidade das atividades que serão apresentadas nos estandes da Sepex nas áreas de comunicação, cultura, educação; meio ambiente, saúde e tecnologia vão chamar o público a visitar o campus universitário. No grande “circo” da Sepex o visitante poderá receber informações sobre benefícios e aplicações tecnológicas de alimentos probióticos, degustar amostras de sorvetes com adição de microalgas e conhecer o projeto Sistema para Automação para Manobras de Estacionamento – demonstração de um pequeno veículo com um sistema computacional embarcado, capaz de realizar manobras de estacionamento automaticamente.
Nos estandes reservados a ações relacionadas ao meio ambiente serão apresentados trabalhos com florestas tropicais; fauna de insetos da Mata Atlântica, etnobotânica e educação ambiental. Além disso, grupos de pesquisa mostrarão projetos para gestão da água e tratamento de efluentes líquidos, entre outras iniciativas.
Um programa de prevenção de câncer bucal; o atendimento multidisciplinar direcionado ao paciente portador de deformidade facial oferecido gratuitamente pela UFSC; orientações sobre atividade física e saúde e para controle de infecção hospitalar serão algumas das opções dos estandes localizados na área de saúde.
No setor de tecnologia, além da já tradicional participação do Laboratório de Hidroponia e da casa eficiente, serão apresentados trabalhos do Grupo de Pesquisa Sobre Governo Eletrônico e os estudos desenvolvidos junto aos dois cursos de pós-graduação da área de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.
A PósARQ/UFSC pretende divulgar seus estudos e pesquisas, que buscam qualidade do ambiente construído. A Pós-Graduação em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade vai mostrar como a universidade tem contribuído para formar profissionais capacitados a intervir nas cidades contemporâneas. E estes são apenas alguns exemplos do que poderá ser visto em mais uma Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.
Minicursos
As inscrições para quase 200 cursos de curta duração que serão oferecidos durante a Sepex foram abertas à comunidade e encerraram no dia 10 de outubro, com quase seis participantes. Os minicursos serão oferecidos por estudantes de pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos da universidade.
A variedade de temas dá uma idéia da abrangência dos campos trabalhados na instituição. Linguagem das histórias em quadrinhos; conservação de acervo museológico; análise de alimentos transgênicos; bem-estar animal; aproveitamento de resíduos da palmeira real; controlando o uso de gorduras trans; homeopatia e fitoterapia veterinária; diversidade e evolução biológica; fontes de financiamento da pesquisa; funcionamento cerebral e meditação; internet para iniciantes; governo eletrônico; morte e luto: possíveis perspectivas são apenas algumas das opções.
Jovens pesquisadores
A UFSC realiza nos dias 22 e 23 de outubro seu 18º Seminário de Iniciação Científica (SIC). A solenidade de abertura será realizada às 10h, no auditório da Reitoria. Em seguida, duas palestras abordam a iniciação científica. ´A importância da Iniciação Científica na Pós-Graduação`, Às 10h, será ministrada pela professora Maria Lúcia de Barros Camargo, Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFSC. Às 11h o tema será ´A importância da Iniciação Científica na Pesquisa`, com participação do professor Faruk José Nome Aguillera, do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemática da UFSC.
O seminário integrado à sétima edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC é direcionado à divulgação e avaliação dos trabalhos de estudantes de graduação – são os “jovens cientistas” da UFSC. Este ano quase 600 estudos deverão compor a mostra, que é também um momento de avaliação dos acadêmicos que contam com Bolsas de Iniciação à Pesquisa (BIP/UFSC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do CNPq.
A UFSC conta atualmente com 480 bolsas de iniciação científica. No total, há um investimento anual de mais de 14 milhões – recursos do CNPq e da própria universidade. As bolsas com valores entre R$ 300,00 e R$ 380,00 permitem a participação dos acadêmicos em grandes projetos e deflagram, em muitos casos, a carreira de pesquisador – para diversos estudantes é uma preparação para que ao concluir a graduação já ingressem no mestrado.
Parque Viva Ciência
A UFSC também inaugura durante a sua Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepex) um pequeno parque de ciência ao ar livre. São oito equipamentos interativos, localizados entre o Planetário e o Observatório Astronômico.
Uma solenidade na quitna-feira, 23 de outubro, às 11h, marca a abertura do setor que oferecerá às escolas de ensino fundamental e médio novas oportunidades para o ensino. No período da tarde, o setor será aberto aos visitantes da Sepex, com dois monitores em cada um dos equipamentos. Na semana seguinte, a visitação poderá ser agendada por escolas, no site do projeto ´Venha Conhecer a UFSC´: www.venhaconhecer.ufsc.br/
Mais informações sobre a Sepex com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres (debora@reitoria.ufsc.br / Fone: 3721-9716) ou com a diretora do Departamento de Projetos de Extensão, Mônica Aparecida Aguiar dos Santos (monica@cca.ufsc.br / Fone: 48 3721-8305)
Também junto à Agência de Comunicação da UFSC: 48 3721 9601 / 3721 9602
Por Arley Reis / Jornalista da Agecom
Leia também:
– 7ª Sepex: estande promove saúde bucal na infância
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
– 7ª Sepex: idosos marcam presença
– 7ª Sepex: UFSC apresentará pesquisas sobre a fauna de insetos da Mata Atlântica
– 7ª Sepex: grupo receberá visitantes contando histórias
– 7ª Sepex: UFSC mostra trabalho com crianças e jovens deficientes
– Jovens pesquisadores: estudo revela que freqüentar academia não é sinônimo de vida saudável