7ª Sepex: evento é oficialmente aberto

Diomário: Lei de Inovação deve beneficiar pesquisadores
Participaram o presidente da Fapesc e ex-reitor da UFSC, Diomário de Queiroz, que representou o governador Luiz Henrique da Silveira; o secretário municipal da Educação e ex-reitor da Universidade, Rodolfo Pinto da Luz, representando o prefeito de Florianópolis, o reitor da Udesc, Sebastião Iberes Mello, a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres Menezes e a diretora do Departamento de Projetos de Extensão, Mônica Aparecida Aguiar dos Santos.
Mônica enfatizou que o evento deve ir além do “necessário encontro entre criador e criatura”, pois se pretende “cultural, vivo e dinâmico, como uma praça onde se encontram e dialogam todos que passam”.
O reitor da Udesc ressaltou a parceria que a universidade estadual tem mantido com a UFSC, a exemplo da Semana Ousada de Artes, ocorrida em setembro, e elogiou o formato da Sepex. “Na Udesc, eventos como este acabam se diluindo, em função dos vários campi. É interessante observar que aqui há a integração das mais diferentes áreas de pesquisa num só ambiente”.

Público diverso prestigiou a abertura
“É muito bom voltar ao ambiente da UFSC, principalmente durante a Semana que, a cada edição, se expande, criando uma exposição tão bonita e organizada”, afirmou Diomário. O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc) mencionou a Lei Catarinense de Inovação Tecnológica, sancionada em janeiro, enfatizando que, “pela primeira vez no Estado, as propostas de recursos para C&T para o próximo ano serão respeitadas, independentemente dos que vierem a assumir cargos políticos”. A Lei de Inovação deve simplificar os processos burocráticos necessários para a aprovação direta dos recursos destinados aos pesquisadores. “Ciência, Tecnologia e inovação merecem o status de Política de Estado”, sublinhou.
O reitor Alvaro Prata lembrou que a Sepex se integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do governo federal, e reforçou o discurso do secretário da Educação quando mencionou a importância da divulgação da produção científica. “É necessário mostrar o que produzimos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a fim de legitimarmos o trabalho da Universidade. Que possamos, a partir da Sepex, apreciar a dimensão da UFSC”. Prata destacou a colaboração de toda a equipe da UFSC na viabilização de tão complexo e importante evento científico e cultural.
Mais informações sobre a Sepex com a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Débora Peres (debora@reitoria.ufsc.br / Fone: 3721-9716) ou com a diretora do Departamento de Projetos de Extensão, Mônica Aparecida Aguiar dos Santos (monica@cca.ufsc.br / Fone: 48 3721-8305)
Por Cláudia Schaun Reis/ Jornalista na Agecom
Leia também:
– 7ª Sepex: programação cultural inclui música, dança, exposição, teatro e performance
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
– 7ª Sepex: estande promove saúde bucal na infância
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
7ª Sepex: idosos marcam presença
– 7ª Sepex: UFSC apresentará pesquisas sobre a fauna de insetos da Mata Atlântica
– 7ª Sepex: grupo receberá visitantes contando histórias
– 7ª Sepex: UFSC mostra trabalho com crianças e jovens deficientes
– Jovens pesquisadores: estudo revela que freqüentar academia não é sinônimo de vida saudável