7ª Sepex: estande mostra exposição de fotos sobre o trabalho infantil
Organizado pelo Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT), o estande Trabalho Infantil traz uma exposição itinerante de fotografias sobre o tema com o objetivo de promover uma reflexão sobre as conseqüências de um problema que preocupa não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro.
O visitante poderá também esclarecer dúvidas com os integrantes do núcleo que ficam no espaço durante todo o dia e obter informações através de pôsteres e panfletos explicativos.
A exposição apresenta fotografias selecionadas durante a pesquisa Trabalho infantil: educação através de imagens (uma proposta de intervenção na sociedade) realizada pela UFRJ e traz fotos de diversos autores, incluindo João Roberto Ripper, importante fotojornalista brasileiro. Também foram selecionadas imagens obtidas durante uma pesquisa do TMT em parceria com o Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial (Educampo) da UFSC junto a escolas de diversos municípios catarinenses.
Entre os dias 13 e 17 de outubro, a exposição esteve no hall do CFH, e recebeu a visita de aproximadamente 250 estudantes de escolas públicas. Os alunos também participaram de oficinas promovidas por alguns membros da equipe do TMT. Soraya Franzoni Conde, doutoranda em educação foi uma das responsáveis pelas oficinas que incluíram contação de histórias, dramatização e outras brincadeiras e comenta que a avaliação das crianças que participaram do evento foi bastante positiva. A exposição será outros municípios catarinenses entre 2008 e 2009.
Escolas interessadas em receber a exposição de fotografias devem entrar em contato através dos endereços educampo@ced.ufsc.br ou bernawru@gmail.com.
Mais informações: 3721-9786
Por Gabriela Bazzo/bolsista de Jornalismo da Agecom
Leia também:
– 7ª Sepex: evento é oficialmente aberto
– 7ª Sepex: 18º Seminário de Iniciação Científica da UFSC teve palestra de abertura
– 7ª Sepex: professor fala da importância da iniciação científica na pesquisa
– 7ª Sepex: Biblioteca da UFSC estréia para desmistificar o setor
– 7ª Sepex: crianças terão espaço para brincar em estande
-7ª Sepex: Estande terá apresentação de dança e jogos folclóricos
– 7ª Sepex: Agecom apresenta seus produtos na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão
– Jovens pesquisadores: estudante de Letras mapeia obra de Monteiro Lobato
– 7ª Sepex: Laboratório de Química mostrará as aplicações em diversas áreas
– 7ª Sepex: Projeto 12:30 terá programação especial
– 7ª Sepex: programação cultural inclui música, dança, exposição, teatro e performance
– 7ª Sepex: grupo de estudos propõe alternativas para saneamento descentralizado
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
– 7ª Sepex: estande promove saúde bucal na infância
– 7ª Sepex: idosos marcam presença
– 7ª Sepex: UFSC apresentará pesquisas sobre a fauna de insetos da Mata Atlântica
– 7ª Sepex: grupo receberá visitantes contando histórias
– 7ª Sepex: UFSC mostra trabalho com crianças e jovens deficientes
– Jovens pesquisadores: estudo revela que freqüentar academia não é sinônimo de vida saudável
– EdUFSC terá espaço para mostrar seus livros na Sepex
– 7ª Sepex: visitantes farão parte de estudo e poderão provar queijos e sorvetes probióticos
– 7ª Sepex: evento que mostra trabalho da UFSC em suas diversas áreas inicia nesta quarta-feira