7ª Sepex: crianças terão espaço para brincar em estande
O estande do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (Nupein) na 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC terá algumas brincadeiras para que as crianças possam interagir e também um quadro de registro da presença das crianças na feira, onde suas mãos serão carimbadas.
Alguns trabalhos feitos pelos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC serão apresentados aos visitantes através de painéis. Entre os temas abordados estão as políticas educacionais, o trabalho docente na educação infantil e a formação dos professores.
Também serão exibidos alguns curtas-metragens do projeto Oníria, que desenvolve trabalhos com crianças, como atividades audiovisuais, oficinas de fotografia e contação de histórias. O projeto já visitou comunidades na Bolívia, Chile, Colômbia Austrália e, no Brasil, o Amazonas e o sertão no vale do rio São Francisco. Os trabalhos com cada comunidade duram aproximadamente três meses.
Esse ano, o objetivo do espaço é mostrar o que está sendo discutido na área da educação e infância, seja nas pesquisas acadêmicas ou no planejamento das atividades de sala de aula, sobre a participação das crianças dentro de instituições como escola e família.
O Nupein é um espaço de estudos e pesquisas em educação infantil, que ajuda a formar educadores da área. O núcleo é vinculado ao Centro de Ciências da Educação da UFSC e busca compreender a idade infantil e estabelecer propostas educativas que atendam às necessidades da especificidade de ser criança.
Informações sobre o Nupein na página www.ced.ufsc.br/nupein/
Por Tifany Ródio/bolsista de jornalismo da Agecom
Leia também:
– 7ª Sepex: programação cultural inclui música, dança, exposição, teatro e performance
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
– 7ª Sepex: estande promove saúde bucal na infância
– 7ª Sepex: núcleo divulga trabalho com homens autores de violência contra a mulher
7ª Sepex: idosos marcam presença
– 7ª Sepex: UFSC apresentará pesquisas sobre a fauna de insetos da Mata Atlântica
– 7ª Sepex: grupo receberá visitantes contando histórias
– 7ª Sepex: UFSC mostra trabalho com crianças e jovens deficientes
– Jovens pesquisadores: estudo revela que freqüentar academia não é sinônimo de vida saudável