7ª Sepex: Biblioteca da UFSC estréia para desmistificar o setor

Foto: Jones Bastos/Agecom
A diretora disse que ainda há uma mentalidade de que o setor serve para armazenar livros. “Nossa finalidade é desmistificar a biblioteca”. No estande 121, que tem sido um dos mais visitados, são exibidas, a partir de um computador, as pesquisas que podem ser feitas nas diversas bibliotecas parceiras no Brasil e em alguns países. Além disso, há um leque de opções e informações que o setor pode mostrar.
Narcisa salienta que, a partir da introdução da informática, os pesquisadores podem obter informações desde como registrar suas dissertações até como fazer o cadastramento de direito autoral. A Biblioteca da UFSC faz parte de redes de bibliotecas que facilitam a pesquisa em todas as áreas do conhecimento sem precisar sair de casa.
No estande, os servidores têm sido procurados e prestam informações de como tirar melhores proveitos dos recursos que a informática coloca à disposição dos usuários. Embora seja a primeira experiência, a direção já se prepara para desenvolver um grande projeto para a oitava edição da Sepex, quando deve criar minicursos para auxiliar os estudantes a encontrar livros nas estantes, realizar pesquisa online e conseguir registro de direito autoral de obras.
Por José Antônio de Souza/jornalista na Agecom