UFSC sedia XII Simpósio Sobre a Doença de Alzheimer

18/09/2008 11:39

Com a proposta de trazer apoio e informação a familiares de portadores da doença, a UFSC promove, em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o XII Simpósio Sobre a Doença de Alzheimer. O evento será realizado nesta sexta-feira, 20/9, no auditório da Reitoria, e tem como objetivo reunir, principalmente, parentes de portadores da enfermidade.

Na programação, diversas palestras com profissionais da área de saúde, inclusive com cuidadores, termo usado para designar a pessoa leiga e sem formação médica, mas que cuida do familiar com Alzheimer. A professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, Silvia Maria Azevedo dos Santos, uma das organizadoras do evento, ressalta a importância de dar voz às famílias e criar uma rede de cuidadores e voluntários cada vez maior.

Entre outros assuntos, serão abordados os avanços no diagnóstico da doença, que quanto mais precocemente detectada, possibilita ao portador a preservação de suas capacidades por mais tempo. Além disso, serão discutidos temas como o fornecimento de medicamentos pelo SUS e haverá o lançamento do projeto Casa Segura.

Coordenado e idealizado pela professora Sílvia, o projeto consiste em um ambiente virtual e interativo que torna possível o passeio pelas instalações de uma casa segura e adequada para idosos. As inscrições para o simpósio devem ser feitas no dia 19, no local do evento, e custam R$ 15 para estudantes, voluntários e familiares de portadores da doença, e R$ 30 para profissionais da área.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-8041 e 3721-9445 ou pelo e-mail silvia@ccs.ufsc.br.

Por Gabriela Bazzo/ Bolsista de Jornalismo na Agecom

Programação:

7h30 – 8h30min – Inscrições

8h30min – 9h – Cerimônia de Abertura

9h – 10h – Conferência: Avanços no Diagnóstico de DA

Conferencista: Médico Neurologista Ylmar Corrêa

10h – 10h30min – Intervalo para café

10h30min – 12h – Mesa-redonda: Abordagem Multiprofissional a Pessoa Portadora de DA e seus Familiares.

– Suporte nas situações de crise – Psicólogo Luciano Pedro Estevão

– Cuidados com a nutrição da pessoa com DA – Nutricionista

Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade.

– O que Mudou na Dispensação de Medicamentos com a Farmácia

Escola da UFSC – Farmacêutica Mareni Rocha Farias.

– Cuidados Domiciliares: projeto casa segura – Enfermeira Silvia

M. A. dos Santos

12h – 14h – Intervalo para almoço

14h – 14h30min – Coral do NETI/PRPE/UFSC

14h30min – 16h – Mesa-redonda: Rede de Suporte ao Cuidador

– ABRAz/SC – Zilda de F. V. de Souza

– Acolhimento + GAM – Terapeuta Ocupacional Leila H. Peiter

– Cuidador Familiar – Eliete Marciano

16h – 16h30min – Intervalo para Café

16h30min – 17h30min – Conferência: A Pessoa Portadora de DA e suas Comorbidades

Conferencista: Médico Geriatra Vanir Cardoso

Saiba Mais

Alzheimer é uma doença degenerativa que provoca diversas alterações no comportamento e pode comprometer a capacidade de pensamento, memorização e raciocínio do portador. Embora não exista cura, os medicamentos para conter e retardar os sintomas têm se mostrado cada vez mais eficientes para proteger o doente dos efeitos causados pela enfermidade.

A doença não afeta apenas o paciente, mas toda a família, por trazer não apenas a sobrecarga emocional e financeira, mas por exigir toda uma rede de cuidados e supervisão para monitorar as condições do doente. O Departamento de Enfermagem da UFSC desenvolve há 14 anos o projeto de extensão Grupo de Ajuda Mútua, que consiste em reuniões quinzenais com famílias de portadores da doença.

O projeto também conta com a parceria da ABRAz, o que proporcionou sua expansão para 11 cidades catarinenses. Durante as reuniões, os familiares recebem apoio e orientação para lidar com os vários estágios da doença, e trocam experiências entre si. Além disso, cada nova família que entra no grupo passa por um período de acolhimento, onde é entrevistada e cadastrada por membros que freqüentam as reuniões há mais tempo. Os encontros ocorrem nas dependências do Hospital Universitário, e mais de 500 famílias já estão cadastradas em todo o Estado.

Interessados em participar do Grupo de Ajuda Mútua devem entrar em contato através do telefone (48) 3721-8041.