UFSC sedia Colóquio 260 anos do Povoamento Açoriano no Brasil Meridional

15/09/2008 08:17

O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA/UFSC) realiza a partir dessa segunda-feira o Colóquio 260 anos do Povoamento Açoriano no Brasil Meridional. O encontro será realizado até quarta-feira, 17/9, no auditório da Reitoria.

O objetivo é comemorar os 260 da chegada dos casais açorianos para povoar o Sul do Brasil, especialmente o Estado de Santa Catarina, e divulgar a herança e as tradições deixadas na cultura do povo litorâneo catarinense. A conferência de abertura (Do Amazonas ao Prata. Os açorianos no povoamento do Brasil – os casais e levas de militares) será ministrada às 10h, pelo professor José Damião Rodrigues, da Universidade dos Açores. Às 15h30min, o museólogo Gelci José Coelho, o Peninha, fala sobre ´Herança Açoriana na obra de Franklin Cascaes`.

Na programação que se estende por três dias, mesas-redondas, palestras, comunicações, exposições, mostra de artesanato, apresentações de danças folclóricas, cantoria do Divino e feira de livros. Os debates focarão a cultura de base açoriana e sua contribuição na formação do Estado Catarinense, além de tornar público novos estudos sobre o tema.

Veja a programação

Mais informações (48) 3721-8605 / 9982 8938 (com Joi Cletison, diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC)