UFSC sedia 4º Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares

02/09/2008 16:35

Foto: Jones Bastos / Agecom

Foto: Jones Bastos / Agecom

A Universidade Federal de Santa Catarina sedia o “4º Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares”. O evento acontece de 2 a 4 de setembro e pretende reunir mais de mil participantes, entre eles os mais expressivos pesquisadores da área dos dois países. Setecentos trabalhos foram inscritos para apresentação em espaços de comunicação de resultados de pesquisas, palestras, mesas-redondas e conferências. A finalidade do colóquio é ser um espaço de trocas recíprocas, e estabelecendo uma combinação criativa de outras já existentes.

A temática desta edição é Currículo, teorias, métodos – três termos que agregam pesquisadores brasileiros e portugueses que, com seus trabalhos, procurarão responder aos desafios da questão curricular no contexto de ceticismo epistemológico e de relativismo ontológico que hoje nos cerca, em que se hierarquiza o conhecimento por sua utilidade e em que se compromete acentuadamente a capacidade de as ciências superarem suas próprias antinomias no plano explanatório e, por isso mesmo, no enfrentamento de problemas práticos para os quais ela é chamada a oferecer respostas.

O encontro quer também promover indagações, contestação, objeção, réplica ou avanços de estudos realizados em outros contextos. O Colóquio tem ainda como perspectiva priorizar uma dupla vertente nos estudos curriculares: retratar as pesquisas feitas no momento e traçar o horizonte das que se realizarão no curto prazo.

No plano das políticas educacionais, as propostas curriculares oficiais contemporâneas têm sido claramente afetadas pela ideologia neoliberal. No entanto, são inúmeras as propostas que se organizam, em muitos municípios, com base em visões alternativas de sociedade, escola e currículo. No plano da teoria curricular existe um campo muito dinâmico e atento ao desenvolvimento teórico em outras áreas, que já provocaram visíveis efeitos nas teorizações e as discussões relacionadas têm sido recorrentes.

Segundo os organizadores, o perfil de um evento científico é o de ser um espaço de trocas recíprocas, de intercâmbio de resultados de pesquisas que expressam novas teorias ou metodologias de análise, assim como de apresentação de peculiaridades de fenômenos até então inexploradas.

Programação

2 de setembro (terça-feira)

MANHÃ

8h

Inscrições e distribuição de material (Centro de Cultura e Eventos)

10h

Abertura (Centro de Cultura e Eventos)

10h30min

Conferência de abertura (Centro de Cultura e Eventos)

Estudos Curriculares: questões de teoria e método

Bernard Lahire (École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines; Groupe de Recherche sur la Socialisation (CNRS)

Comentadores:

Valdemar Sguissardi (UNIMEP)

José Augusto Pacheco (UM)

(não haverá debate ao público)

TARDE

14h às 17h

Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, Salas do CED, do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

17h30min às 19h30min

Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)

Desafios curriculares e educação superior

Currículo: problemas de teoria e método

Currículo, diferenças e identidades

Currículo, trabalho e profissionalização docente

Políticas e estratégias curriculares

Currículo, escola pesquisa

3 de setembro (quarta-feira)

MANHÃ

8h às 10h30min

Comunicações Coordenadas – (Centro de Cultura e Eventos, Salas do CED, sala do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

10h45min às 13h

Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)

Princípios de organização curricular: uma discussão em aberto

Currículo, história e cultura escolar

Avaliação e currículo: diferentes concepções

Currículo e tecnologias

Currículo e didática

Currículo e conhecimento

TARDE

14h às 17h

Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, CED, sala do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

17h30min às 19h30min

Mesas-redondas (Centro de Cultura e Eventos)

Ensino de ciências e novas propostas curriculares

Conversações curriculares: pós-estruturalismo e neopragmatismo

Currículo e formação docente

Currículo e ensino de humanidades e novas propostas curriculares

NOITE

19h30min

Lançamento de Livros – Centro de Cultura e Eventos

4 de setembro (quinta-feira)

MANHÃ

8h às 10h30m

Comunicações Coordenadas (Centro de Cultura e Eventos, CED, sala do museu, auditórios)

Todos os Grupos Temáticos – GTs

10h30min às 13h

Mesa-redonda de encerramento (Centro de Cultura e Eventos).

Currículo: problemas atuais

Tomaz Tadeu da Silva (UFRGS); Antônio Flávio Barbosa Moreira (UCP), Lucíola Santos (UFMG) e José Augusto Pacheco (U Minho).

Mais informações pelo fone 3721-9336.

José Antônio de Souza/ jornalista na Agecom