UFSC recebe 1ª Jornada Sul Brasileira Direito e Fraternidade

05/09/2008 15:47

Discutir o princípio da fraternidade como ferramenta na prática de justiça. Este será o principal objetivo da ´1ª Jornada Sul Brasileira Direito e Fraternidade`, que será realizada no dia 11 de setembro, das 8h às 17h30min, no auditório da Reitoria. O evento vai reunir profissionais, professores e estudantes do Direito para palestras e debates.

O foco das apresentações está em avaliar como a cultura, a fraternidade e a necessidade de comunhão entre os homens podem contribuir positivamente tanto para a prática jurídica quanto para outras áreas. Outro tema abordado será a análise do Direito com caráter essencialmente social, que reflete na constituição dos novos direitos: ambiental, do consumidor, da criança e do adolescente, por exemplo.

A jornada é promovida pelo Movimento ‘Comunhão e Direito’, composto por um grupo internacional de estudiosos e profissionais da área, em parceria com a UFSC, o Mistério Público de Santa Catarina, o Tribunal de Justiça do Estado e outras entidades.

A palestra de abertura, ‘Direito e Fraternidade na construção da Justiça’, será às 9h e contará com a presença de Munir Cury, procurador de justiça aposentado de São Paulo e membro da equipe de redação do Estatuto da Criança e do Adolescente, além da professora Olga Maria de Oliveira, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC.

A programação completa está disponível no site:

http://www.ccj.ufsc.br/ccj/jornadaDireito.html

Por Cecília Cussioli / Bolsista de Jornalismo na Agecom