UFSC inaugura pólo de educação a distância em Joinville

11/09/2008 18:34

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugura nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, às 17h, o Pólo de Educação a Distância de Joinville. A unidade funcionará no Palacete Niemeyer, situado ao lado da Câmara de Vereadores e do Banco do Brasil, no centro do município.

A UFSC estará representada pelo vice-reitor, Carlos Alberto Justo, pelo pró-reitor de Infra-Estrutura, João Batista Furtuoso, e pelo chefe de Gabinete do Reitor, José Carlos Petrus. A solenidade contará também com a presença de representantes municipais e estaduais, entre eles prefeituras, governo do Estado, vereadores, deputados e senadores.

Os cursos oferecidos serão na área de Licenciatura, seguindo as principais demandas da região. Segundo o projeto, a maioria das vagas deve ser destinada aos professores da rede pública de ensino que estão em sala de aula e ainda não possuem a graduação em nível superior, uma das exigências do Ministério da Educação (MEC) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Palacete Niemeyer

Um termo de comodato entre a UFSC e o Banco do Brasil para cessão de uso, foi fundamental para o processo de restauro do palacete, cujas obras foram iniciadas em 2006 pela universidade. O prédio é uma das mais antigas construções históricas de Joinville (1905-1908), de estilo Eclético, representa um valioso patrimônio histórico para a cidade e evoca os primórdios da colonização. Definido como monumento cultural, segundo critérios artísticos e urbanísticos, o palacete constitui-se numa singular solução de partido arquitetônico assimétrico e como um importante ponto de referência visual, na cabeceira da Rua do Príncipe. Construído no mesmo local onde foi instalada a terceira e última sede da Colônia Dona Francisca, foi tombado pelo município como Patrimônio Histórico e Cultural.

Campus da UFSC em Joinville

Em abril deste ano, foi lançada a pedra fundamental do campus da UFSC em Joinville, que deve começar a funcionar em 2009. Nos próximos meses deverão ser definidos todos os cursos e, em breve, será licitada a construção do prédio da nova universidade.

O campus de Joinville será instalado numa área de 1,2 mil hectares na chamada Curva do Arroz, na BR-101, próximo ao trevo de acesso a Araquari e São Francisco do Sul, na BR-280. O orçamento federal deste ano prevê a destinação de R$ 13 milhões para o início das obras. O processo de interiorização da UFSC inclui também a criação de campi em Araranguá e Curitibanos, onde as obras físicas já foram iniciadas.

Mais informações e entrevistas:

Carlos Alberto Justo (Vice-reitor) – (48) 3721-6018

João Batista Furtuoso (Pró-reitor de Infra-estrutura) – (48) 3721-6317

José Carlos Petrus (Chefe do Gabinete) – (48) 3721-6042

Por Margareth Rossi /Jornalista da Agecom