UFSC cria novo departamento e recredencia Feesc junto ao MEC

04/09/2008 11:19

A aprovação da criação do Departamento de Engenharia do Conhecimento, a discussão do Programa de Incubação de Empresas da UFSC e o recredenciamento da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc) junto ao MEC foram as principais decisões tomadas na última reunião do Conselho Universitário, terça-feira. Décima-terceira reunião do conselho desde a posse da atual administração, em maio, ela trouxe como grande novidade a transmissão em tempo real, via Internet, dos debates, permitindo que toda a comunidade universitária e demais interessados acompanhassem as discussões.

“Ainda precisamos fazer melhorias técnicas, mas este foi um fato histórico para a universidade, que se torna assim ainda mais transparente”, disse o reitor Alvaro Toubes Prata, que elogiou o conselho pelo seu esforço em colocar em dia as pautas das reuniões e a solução dos assuntos pendentes.

A criação do Departamento de Engenharia do Conhecimento atendeu a aspiração de um conjunto de doutores da universidade que queriam dar mais identidade à sua atuação. Em relação à Feesc, a Administração prepara agora uma resolução que normatiza a relação das fundações com a universidade, com regras claras que permitam a captação de novos projetos e o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Quanto à incubação de empresas, o conselho entendeu que a discussão deve ser ampliada na comunidade universitária, e assim o assunto deve ser retomado nas próximas reuniões do grupo.

As futuras sessões do conselho deverão discutir, entre outros temas, o Reuni, tratando de aspectos estruturais e pedagógicos, da expansão da instituição pelo Estado, da criação de institutos dentro da universidade e a também da ampliação das instalações em Florianópolis.