UFSC coordena o Exame Nacional para Certificação em Libras
A Comissão Permanente de Vestibular (COPERVE) da UFSC é a responsável por organizar o Exame Nacional para certificação de proficiência no uso e ensino das libras e para certificação de proficiência na tradução e interpretação das libras.
Se aprovados no exame, os candidatos poderão lecionar nos cursos de formação de professores, e no Curso de Fonoaudiologia.
A primeira etapa da prova está programada para o dia 28 de setembro, e será objetiva. A segunda etapa é prática e começa dia 30 de setembro, e se estende até avaliação total dos candidatos. Os participantes serão examinados quanto à fluência na língua e a competência metodológica para o ensino.
A LIBRAS foi reconhecida como língua através da Lei nº 10.436/2002, e de acordo com o Decreto nº 5.626/2005, serão realizados exames de Certificação até o ano de 2016.
O exame já está na sua terceira edição, e a prova vai ser realizada nas capitais de todos os estados brasileiros e Distrito Federal.
Para cada local de prova irá pelo menos um coordenador da UFSC que será o responsável pelo Exame. Haverá também um coordenador local indicado pelo MEC.
Por Luíza Fregapani,bolsista de Jornalismo na AGECOM, com informações da COPERVE