Simpósio na UFSC debate um dos mais importantes escritores latino-americanos

29/09/2008 15:08

Um dos maiores escritores latino-americanos será o foco de debates e exposição de filmes, no ´III Simpósio Roa Bastos de Literatura – viagem intersemiótica`. O evento será realizado de 6 a 8 de outubro, entre 9h30min e 21h30min, no auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. A iniciativa é do Núcleo de Estudos de Literatura e Outras Oralidades (Nelool).

Pouco conhecido no Brasil, o paraguaio Augusto Roa Bastos, que faleceu em 2005, é considerado um dos maiores escritores latino-americanos, equiparável a Gabriel Garcia Márquez, Julio Cortazar e Mario Vargas Llosa. Em 1989 foi agraciado com a maior comenda literária da língua espanhola, o Prêmio Cervantes.

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Yo, el Supremo”, uma espécie de biografia de José Gaspar Rodríguez de Francia, o `fundador do Paraguai` e “Hijo de hombre”.

Roa Bastos também produziu 15 roteiros para filmes, dois dos quais – “Hijo de hombre” e “Alias Gardelito” serão exibidos durante o simpósio. Farão parte do evento pesquisadores de todo o Brasil, da Espanha, Paraguai e Argentina.

Mais informações podem ser obtidas no site do Nelool (www.nelool.ufsc.br), pelos e-mails valdir.olivo@gmail.com e marcosmendes26@yahoo.com.br ou pelo fone (48) 37 21 93 51.