SEMANA OUSADA DE ARTES: último dia com espetáculos de música e teatro
Após um extenso calendário de atividades culturais, que abrange as mais diversas e ousadas linguagens da arte, da cultura e da estética, a 1ª Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc acaba na sexta-feira, com uma programação marcada pela música e pelo teatro. A solenidade de encerramento, inclusive, vai misturar ambos no palco, às 20h30, no Teatro da UFSC – a banda Vinegar, formada por alunas da Udesc, faz apresentação com intervenções teatrais no palco.
Durante o dia, além do evento que encerra a semana, ocorrem mais três montagens teatrais e dois shows musicais. À tarde, 12h30min, será encenado “O Conto da Ilha Desconhecida”, de Stephan Baumgärtel, no Espaço 1 do Ceart/Udesc. Os outros espetáculos cênicos, “AN-TI-PO-DAS”, de Joyce Sangolete Chaimsohn e “O Despertar”, ocorrem respectivamente às 19h e às 19h30min, o primeiro no Museu da Escola Catarinense/Udesc e o segundo no Auditório da FAED/Udesc.
A música fica por conta dos Grupos Vocais do Departamento de Música da Udesc, que se apresentam no Museu da Escola Catarinense às 16h, e da Companhia Gentil, na ESAG/Udesc, às 18h30min. Ainda ocorre intervenção vídeo-cênica no hall da Reitoria da Udesc, às 18h30min, com Adilson Boing Junior. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.
Semana Ousada
A 1ª Semana Ousada de Artes, realizada em uma parceria promissora entre a UFSC e a Udesc,ocorre de 22 a 26 de setembro, nos campi das duas universidades. O principal objetivo é trazer uma programação artístico-cultural ousada, que proporcione não só a recepção sensível da arte na pós-modernidade, mas também referências para sua apreensão conceitual, através de debates e palestras. Com diversas oficinas, o evento também estimula a aplicação do pensar artístico.
São contemplados vários formatos da arte – música, cinema, artes plásticas, fotografia, dança, literatura, moda, teatro – e também aspectos teóricos da cultura e filosofia contemporâneas. Isso resulta em um calendário abrangente e diversificado. A programação inclui oficinas de arte, shows musicais e espetáculos cênicos, exposições de artistas plásticos catarinenses, apresentações de cultura popular ao ar livre pelos campi, um ciclo de debates sobre estéticas contemporâneas e, ainda, a realização de uma peque na mostra de cinema catarinense, com diálogo entre o público e autores/diretores.
Participaram da 1ª Semana Ousada de Artes nomes de destaque nacional e internacional, como os artistas plásticos Fernando Lindote, José Maria Dias, Antônio Vargas e Flávia Fernandes, o pianista Diogo de Haro, os músicos Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola, o cineasta Sylvio Back, entre muitos outros. Os debates sobre estética serão mediados pelos conceitos de belo, sublime e grotesco, e recebem os filósofos Vinícius Figueiredo, Márcia Tiburi, entre outros.
A 1ª Semana Ousada de Artes também procura ampliar as ações da UFSC e da Udesc como centros irradiadores da cultura em Santa Catarina e revigorar o panorama artístico e cultural em Florianópolis.
Sinopses
AN-TÍ-PO-DAS
Um homem e uma menina, mundos opostos, um diálogo, silêncios, e um “encontro”. Do conto Antípodas, de Caio Fernando de Abreu. Trabalha-se o sutil, a essência e a criação de momentos. “Em suma, todo o problema da vida é este: como romper a própria solidão, como comunicar-se com os outros.”
O CONTO DA ILHA DESCONHECIA
Um homem, de um tempo já passado, pede um barco a seu rei para ir procurar a Ilha Desconhecida. O rei duvida da existência desta ilha desconhecida, porém o homem argumenta que todas assim são até que se desembarque nelas, e recebe o barco. O homem descobre que a faxineira do rei decide acompanhá-lo nesta empreitada, porém os marinheiros não se interessam pela viagem. A mulher, que já organiza a embarcação, propõe irem sozinhos, mas ele capitula, tem receios… Num sonho, o homem descobre que a mulher é a sua grande parceira nesta viagem e juntos partem rumo ao desconhecido de todos nós.
O DESPERTAR
O despertar é um espetáculo que trata de uma mulher que poderia ser todas. De forma sutil e consciente, mostra qual o papel feminino na sociedade e é extremamente atual, apesar de ter sido escrito a mais de 30 anos.
Programação de sexta-feira – 26/09
12h30min
– Teatro: “O Conto da Ilha Desconhecida”, de Stephan Baumgärtel
Local: Espaço 1 – Ceart/Udesc
16h
– Música: Grupos Vocais do Departamento de Música da Udesc
Local: Museu da Escola Catarinense/Udesc
18h30min
– Música: Companhia Gentil
Local: ESAG/Udesc
– Intervenção vídeo-cênica, com Adilson Boing Junior
Local: hall da Reitoria da Udesc
19h
– Teatro: “AN-TI-PO-DAS”, de Joyce Sangolete Chaimsohn
Local: Museu da Escola Catarinense/Udesc
19h30min
– Teatro: “O Despertar”
Local: Auditório da FAED/Udesc
20h30min
– Encerramento: Banda Vinegar com intervenções teatrais
Local: Teatro da UFSC
Serviço:
O QUÊ: Último dia da 1ª Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc
QUANDO: dia 26/09, sexta-feira.
ONDE: diversos espaços culturais da UFSC e Udesc.
QUANTO: gratuito e aberto à comunidade
INFORMAÇÕES E CONTATO: www.semanaousada.ufsc.udesc.br ou pelo telefone 3721-8329
Fonte: Gustavo Bonfiglioli, acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC-SECARTE-UFSC, com fotos de divulgação.




























