SEMANA OUSADA DE ARTES: UFSC reafirma seu compromisso com a cultura

24/09/2008 11:28

Reitor Alvaro Prata: arte é essencial para a formação

Reitor Alvaro Prata: arte é essencial para a formação

Ao dar status de secretaria à área de cultura e artes, o reitor Álvaro Toubes Prata tinha em mente tornar a Universidade Federal de Santa Catarina um pólo que promovesse a reflexão e o debate e estimulasse a produção cultural catarinense. Ontem à noite, na abertura da Semana Ousada de Artes, no auditório do Centro de Cultura e Eventos, ele reforçou o compromisso com a causa, reafirmando sua convicção de que a arte é essencial para a formação e o desenvolvimento do ser humano.

“A atual administração está preocupada em ampliar os espaços de convívio no campus e quer instalar pontos culturais que permitam o contato dos estudantes com obras e manifestações artísticas”, afirmou. A Semana Ousada é o primeiro grande evento que a UFSC realiza no sentido de reforçar sua presença no cenário cultural da Capital.

A secretária de Cultura e Artes, Maria de Lourdes Alves Borges, também citou a preocupação da Universidade em discutir a produção cultural de Florianópolis. A Semana Ousada de Artes tem, além da intenção de mostrar esse trabalho, o objetivo de “pensar filosoficamente a produção artística”. Na Semana, estão lado a lado o belo, o sublime, o assombroso, o inusitado, ou seja, o clássico, a vanguarda, o novo e o intenso, nas palavras da secretária. Por isso, o evento oferece exposições, performances, intervenções e oficinas que propõem novas abordagens artísticas, num conceito que privilegia o ato de “pensar” a cultura feita em Santa Catarina.

Após a solenidade de abertura, houve o show com Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola, que apresentaram alguns dos principais sucessos de suas carreiras musicais. O espetáculo ocorreu com o auditório do CCE completamente lotado.

Programação de hoje

Nesta quarta-feira, entre outras atrações, a Semana – realizada em parceria com a Udesc – prevê a exibição dos filmes “Seo Chico, um retrato” (de José Rafael Mamigonian), “Olhar de um cineasta” (César Cavalcanti) e “Outra memória” (Éverson Faganello), às 14h, 15h40 e 17h, respectivamente, no auditório da Reitoria da UFSC. Antes disso, às 12h30, na Concha Acústica, haverá um show musical com a banda Coletivo Operante. A partir das 16h, no Centro de Cultura e Eventos, ocorre o Sarau Boca de Cena, com apresentações musicais, de teatro, dança e poesia.

Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola se apresentaram na abertura

Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola se apresentaram na abertura

Paralelamente, prosseguem as exposições de Antônio Vargas, Diego Fagundes (ambas no Centro de Cultura e Eventos), Renato Menezes Velasco (Galeria de Arte da UFSC), José Maria Dias da Cruz e as fotos e cartazes do filme “Olhar de um cineasta” (as duas no hall da Reitoria). Às 20h30, no auditório do Centro de Cultura, será apresentada a peça de teatro “Crimes delicados”, baseada em texto de José Antônio de Souza.

Fotos: Jones Bastos/ Agecom