SEMANA OUSADA DE ARTES: Sylvio Back, Márcia Tiburi e a 7ª Mostra de Dança do Cefid são alguns dos destaques desta quinta
Nesta quinta-feira, 25/9, ocorrem alguns dos principais eventos culturais da programação da Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc. A Mostra de Dança do Cefid, um dos motivos que impulsionaram a realização da Semana, ocorre excepcionalmente no teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), às 20h, com apresentação de 28 grupos de dança, em várias modalidades: contemporânea, de rua, jazz, ballet clássico, do ventre, de salão e danças populares, entre outras.
Também acontece a exibição do filme “Cruz e Souza, o poeta do Desterro”, de Sylvio Back, às 14h, no Auditório da Reitoria da UFSC, com posterior debate com o diretor, mediado por José Geraldo Couto, crítico de cinema da Folha de São Paulo. Além do longa de Back, para a Mostra de Cinema da Semana também serão exibidos três curtas, às 10h30, também no Auditório da Reitoria: “Paisagem Urbana”, de Pedro MC, “Cruz e Sousa, a volta de um desterrado”, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schllchting, e “Alva Paixão”, de Maria Emília Azevedo.
A estética contemporânea será debatida novamente, às 16h, no Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com as temáticas “A Decadência do Gosto”, com Cláudia Drucker e “O que é Estética hoje?”, com Márcia Tiburi, autora que posteriormente lança os livros “Filosofia em Comum” e “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero”, às 18h30min. Ocorre, no mesmo horário, uma intervenção vídeo-cênica, de Adilson Boing Junior, no hall da Reitoria da Udesc.
Ainda na programação de quinta, o Birimbalada se apresenta no Campus da UFSC, ao ar livre, às 10h. Já a peça teatral “O Santo e a Porca” será encenada às 16h, no Teatro da UFSC. A música é contemplada com a Banda 3Jay, como parte da programação especial do Projeto 12:30 para a Semana Ousada, no Auditório de Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e com o Concerto de Violão, no Museu da Escola Catarinense/Udesc, às 19h.
Todos os eventos da Semana são gratuitos e abertos à comunidade. Os ingressos para a Mostra de Dança do Cefid são limitados, e podem ser retirados na bilheteria do CIC, a partir das 9h. Pede-se a doação de um 1kg de alimento não perecível, para trocar pelo ingresso.
Semana Ousada
A 1ª Semana Ousada de Artes, realizada em uma parceria promissora entre a UFSC e a Udesc,ocorre de 22 a 26 de setembro, nos campi das duas universidades. O principal objetivo é trazer uma programação artístico-cultural ousada, que proporcione não só a recepção sensível da arte na pós-modernidade, mas também referências para sua apreensão conceitual, através de debates e palestras. Com diversas oficinas, o evento também estimula a aplicação do pensar artístico.
São contemplados vários formatos da arte – música, cinema, artes plásticas, fotografia, dança, literatura, moda, teatro – e também aspectos teóricos da cultura e filosofia contemporâneas. Isso resulta em um calendário abrangente e diversificado. A programação inclui oficinas de arte, shows musicais e espetáculos cênicos, exposições de artistas plásticos catarinenses, apresentações de cultura popular ao ar livre pelos campi, um ciclo de debates sobre estéticas contemporâneas e, ainda, a realização de uma pequena mostra de cinema catarinense, com diálogo entre o público e autores/diretores.
Participam da 1ª Semana Ousada de Artes nomes de destaque nacional e internacional, como os artistas plásticos Fernando Lindote, José Maria Dias, Antônio Vargas e Flávia Fernandes, o pianista Diogo de Haro, os músicos Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola, o cineasta Sylvio Back, entre muitos outros. Os debates sobre estética serão mediados pelos conceitos de belo, sublime e grotesco, e recebem os filósofos Vinícius Figueiredo, Márcia Tiburi, entre outros.
A 1ª Semana Ousada de Artes também procura ampliar as ações da UFSC e da Udesc como centros irradiadores da cultura em Santa Catarina e revigorar o panorama artístico e cultural em Florianópolis.
Sinopses
Filme: CRUZ E SOUSA, O POETA DO DESTERRO
Biografia do poeta brasileiro, filho de escravos, João da Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de trinta e quatro “estrofes visuais”, o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta na então Nossa Senhora do Desterro (hoje, Florianópolis (SC), ao seu emparedamento social, racial e intelectual e trágico fim no Rio de Janeiro.
Programação de quinta-feira – 25/09
10h
– Birimbalada
Local: Campus da UFSC
10h30
– Mostra de Cinema – Curtas:
“Paisagem Urbana”, de Pedro MC
“Cruz e Sousa, a volta de um desterrado”, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schllchting
“Alva Paixão”, de Maria Emilia Azevedo
Local: Auditório da Reitoria da UFSC
12h30min
– Música: Banda 3Jay – Projeto 12:30 (DAC/UFSC)
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
14h
– Mostra de Cinema: “Cruz e Sousa, o poeta do Desterro”, de Sylvio Back
Local: Auditório da Reitoria UFSC
16h
– Debate com o diretor Sylvio Back
Local: Auditório da Reitoria da UFSC
– Teatro: “O Santo e a Porca”
Local: Teatro da UFSC
– Debates sobre estética contemporânea:
“A Decadência do Gosto”, com Cláudia Drucker
“O que é Estética Hoje?”, com Márcia Tiburi
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
18h30min
– Lançamento dos livros “Filosofia em Comum” e “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero”, de Márcia Tiburi
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
– Intervenção vídeo-cênica, com Adilson Boing Junior
Local: hall da Reitoria da Udesc
19h
– Música: Concerto de Violão, com o compositor Kleber Alexandre
Local: Museu da Escola Catarinense/Udesc
20h30min
– 7a. Mostra de Dança do CEFID
Ingresso antecipado: 1kg de alimento não perecível.
Posto de troca: Bilheteria do CIC
Local: Teatro Ademir Rosa – CIC
Serviço:
O QUÊ: Quarto dia da 1ª Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc
QUANDO: dia 25/09, quinta-feira.
ONDE: diversos espaços culturais da UFSC e Udesc. A Mostra de Dança do CEFID ocorre no Centro Integrado de Cultura (CIC).
QUANTO: gratuito e aberto à comunidade
INFORMAÇÕES E CONTATO: www.semanaousada.ufsc.udesc.br ou pelo telefone 3721-8329
Fonte: Gustavo Bonfiglioli, acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa DAC-SECARTE-UFSC, com fotos de divulgação.























