SEMANA OUSADA DE ARTES: oficinas mexem com a rotina na UFSC
A Semana Ousada de Artes, organizada numa parceria entre UFSC e Udesc, é mais do que uma oportunidade para assistir a apresentações de teatro, música ou filmes. Para muitos é uma chance para aprender novas técnicas e fazer arte.
“Tecendo impressões” é o nome de uma das oficinas que a Semana oferece gratuitamente à comunidade. Ministrada por Elenice Monguilhot e Marilene Casagrande, a capacitação ensina a aproveitar elementos da natureza para produzir tecidos com figuras, texturas e bordados inusitados. “Pegamos aquilo de que a natureza se desfez”, explica Marilene, que participa do projeto Arte na Escola, promovido pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC. Na aula desta quarta-feira à tarde, os participantes – a maioria mulheres que já realizam algum trabalho com arte – iriam bordar por cima dos desenhos feitos no dia anterior.
“Estou achando maravilhoso”, conta Liane Bordignon, que já fez alguns cursos de arte oferecidos pela UFSC e está aproveitando o evento para aprender mais. “A Semana deveria se repetir a cada seis meses”, diz, esperançosa. “Eu já conhecia esse tipo de trabalho, mas não tinha tido a oportunidade de aprender a técnica”, conta Dalva Aparecida Branco, que foi professora e hoje faz artesanato, enquanto se autodenomina “arteira”.
Sobre o encontro, todas concordam que é uma ótima oportunidade. “Achei a idéia maravilhosa”, comenta Elenice. Marilene concorda e admira, em especial, a Semana ser organizada pela UFSC e a Udesc: “É uma boa iniciativa para as duas universidades unirem forças em função da arte e cultura.”
Além da “Tecendo Impressões”, oficinas ensinam a fazer tecelagem, papel machê, mosaico, cerâmica e fotografia. Também há opções para saber mais sobre capoeira, narração de histórias e conceitos sobre intervenção no espaço.
A Semana Ousada de Artes acontece numa parceria entre a UFSC e a Udesc, entre os dias 22 e 26, nas duas universidades. Na programação estão apresentações de teatro, música, mostras de filmes, oficinas e palestras. Mais informações no site www.semanaousada.ufsc.udesc.br.
Por Letícia Arcoverde / Bolsista de Jornalismo na Agecom























