SEMANA OUSADA DE ARTES: longa-metragens e o projeto Sarau Boca de Cena marcam terceiro dia do evento

Documentário "Seo Chico, um retrato"
Duas montagens teatrais também merecem destaque na programação: “Crimes Delicados”, de José Antônio de Souza, às 20h30min no Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e o espetáculo do Erro Grupo, que será às 17h, ao ar livre, no campus da UFSC. A música fica por conta da banda Coletivo Operante, como parte da programação especial do projeto 12:30 para a Semana Ousada, na Concha Acústica (UFSC). Além dos eventos culturais já citados, ocorre de manhã, às 10h30, uma exibição de curtas-metragens produzidos pelos alunos de Cinema da Unisul, no Auditório da Reitoria da UFSC.
Todos os eventos da Semana são gratuitos e abertos à comunidade. Os ingressos para o espetáculo “Crimes Delicados” são limitados, e podem ser retirados no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, a partir das 9h. Pede-se a doação de um kit com sabonete, pasta e escova dental para trocar pelo ingresso, que será revertido para o Complexo Penitenciário de Florianópolis.
Semana Ousada
A 1ª Semana Ousada de Artes, realizada em uma parceria promissora entre a UFSC e a Udesc, ocorre de 22 a 26 de setembro, nos campi das duas universidades. O principal objetivo é trazer uma programação artístico-cultural ousada, que proporcione não só a recepção sensível da arte na pós-modernidade, mas também referências para sua apreensão conceitual, através de debates e palestras. Com diversas oficinas, o evento também estimula a aplicação do pensar artístico.
São contemplados vários formatos da arte – música, cinema, artes plásticas, fotografia, dança, literatura, moda, teatro – e também aspectos teóricos da cultura e filosofia contemporâneas. Isso resulta em um calendário abrangente e diversificado. A programação inclui oficinas de arte, shows musicais e espetáculos cênicos, exposições de artistas plásticos catarinenses, apresentações de cultura popular ao ar livre pelos campi, um ciclo de debates sobre estéticas contemporâneas e, ainda, a realização de uma pequena mostra de cinema catarinense, com diálogo entre o público e autores/diretores.
Participam da 1ª Semana Ousada de Artes nomes de destaque nacional e internacional, como os artistas plásticos Fernando Lindote, José Maria Dias, Antônio Vargas e Flávia Fernandes, o pianista Diogo de Haro, os músicos Arrigo Barnabé e Tetê Espíndola, o cineasta Sylvio Back, entre muitos outros. Os debates sobre estética serão mediados pelos conceitos de belo, sublime e grotesco, e recebem os filósofos Vinícius Figueiredo, Márcia Tiburi, entre outros.
A 1ª Semana Ousada de Artes também procura ampliar as ações da UFSC e da Udesc como centros irradiadores da cultura em Santa Catarina e revigorar o panorama artístico e cultural em Florianópolis.
Sinopses
Filme: SEO CHICO, UM RETRATO
O lavrador Francisco Thomaz dos Santos era personagem vivo da história quase extinta dos engenhos de farinha, de cana-de-açúcar e alambiques na Ilha de Santa Catarina, atual Florianópolis, no litoral sul do Brasil. O filme é um testemunho dos encontros dele com a equipe de filmagem, buscando transparecer ao máximo a intensidade emocional dessa experiência, tragicamente interrompida.
Filme: OUTRA MEMÓRIA
Para celebrar o aniversário da cidade onde vive, um diretor de teatro precisa montar uma peça sobre uma grande atriz do passado que lembre a força da colonização alemã no século XIX. Decidido a conquistar o papel de protagonista, o ator que interpreta o papel de colonizador subverte o roteiro do diretor, trazendo para a peça cenas sobre etnocídio e nazismo, temas ainda hoje evitados naquele próspero vale do sul do Brasil, obrigando o diretor a encenar uma peça diferente daquela que foi escrita. Estranha mistura de realidade e ficção, Outra Memória é um filme sobre como a história foi escrita.
Filme: OLHAR DE UM CINEASTA
O documentário é um mergulho na vida e na obra do cineasta catarinense Marcos Farias. Cenas de filmes estão intercaladas com depoimentos de companheiros do Cinema Brasileiro que com ele conviveram, como, Nelson Pereira dos Santos, Carlos Diegues, Eduardo Coutinho, Paulo Cesar Saraceni, Sergio Sanz, Ângerla Leal, Flávio Migliaccio e outros, assim como dos escritores catarinenses Salim Miguel e Eglê Malheiros.
Teatro: CRIMES DELICADOS

Espetáculo "Crimes Delicados"
Programação de quarta-feira – 24/09
10h30min
– Mostra de Cinema: Curtas de estudantes da Unisul
Local: Auditório da Reitoria da UFSC
12h30min
– Música: Banda Coletivo Operante (Projeto 12:30 – DAC/UFSC)
Local: Concha Acústica da UFSC
14h
– Mostra de Cinema: “Seo Chico, um retrato”, documentário de José Rafael
Mamigonian
Local: Auditório da Reitoria UFSC
15h40min
– Mostra de Cinema: “Olhar de um Cineasta” documentário de César Cavalcanti
Local: Auditório da Reitoria UFSC
16h
– Sarau Boca de Cena
Local: Auditório do CCE/UFSC
Música: A Concha, Estou Cavando um Buraco, Frango 64
Teatro: Aline Maciel e George França
Dança do Ventre: Aline Fonseca
Ballet Clássico: Fermina Cristina Faustino
Artes Plásticas: Juan Magnelli
Poesia: José Amorim e Vinícius de Andrade (poesia e som), Júlio César Gentil, Indiara
Nicoletti
Cinema (curtas):
–> The Audrey Hepburn Complex (Aline Fonseca e Aline Maciel)
–> Autocrtl; 2s.incronos; Apocalipsis Now (Eduardo Cauac)
Lançamento de Livro: “Rumor da Casa”, de Telam Scherer
17h
– Mostra de Cinema: “Outra Memória”, de Éverson Faganello
Local: Auditório da Reitoria da UFSC
– Teatro: Erro Grupo
Local: Campus da UFSC
20h30min
– Teatro: “Crimes Delicados”, de José Antonio de Souza
Ingresso antecipado: 1 kit com sabonete, pasta e escova dental. Posto de troca: Hall do
Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Local: Auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Serviço:
O QUÊ: Terceiro dia da 1ª Semana Ousada de Artes UFSC-Udesc
QUANDO: dia 24/09, quarta-feira.
ONDE: diversos espaços culturais da UFSC e Udesc
QUANTO: gratuito e aberto à comunidade
INFORMAÇÕES E CONTATO: www.semanaousada.ufsc.udesc.br ou pelo telefone 3721-8329
Fonte: Gustavo Bonfiglioli, acadêmico de Jornalismo, Assessoria de Imprensa
DAC-SECARTE-UFSC, com fotos de divulgação.























