Semana Machado de Assis: série de debates marca a passagem do centenário de morte do escritor

30/09/2008 10:09

A coerência, a tolerância e a independência foram atributos da crítica literária ressaltados nesta segunda-feira (29/09), na abertura da Semana Machado de Assis, pelo ex-professor da UFSC Celestino Sachet, em debate realizado na Biblioteca Universitária. Também crítico, o grande escritor modernista, cujo centenário de morte é lembrado este ano, sempre procurou evitar o que Sachet chamou de “aplauso da superficialidade”, preferindo fazer uma reflexão profunda e acurada do texto em análise. Participaram do evento o reitor Alvaro Toubes Prata e os pró-reitores João Batista Furtuoso (Infra-estrutura) e Maria de Lourdes Alves Borges (Cultura e Artes).

Para o professor Celestino, que leu alguns trechos acerca da crítica publicados em 1865 pelo próprio Machado, nos dias de hoje o exercício crítico sumiu dos jornais, limitando-se a suplementos esparsos de fim de semana. Ainda assim, pela superficialidade que carrega, é pouco considerado pelos leitores mais esclarecidos.

Presente no debate, a escritora Eglê Malheiros disse que “Machado escreveu para os leitores de sua época e não para a crítica”. Além disso, ao contrário da maioria dos autores de seu tempo, utilizou o português falado no Brasil e a linguagem coloquial para atingir um público mais numeroso. “Nesse trabalho, levou a língua brasileira ao máximo da perfeição, mesmo sendo popular”, ressaltou ela. Também participaram do encontro os escritores Salim Miguel e Flávio José Cardozo e o professor Raul Antelo.

A programação da Semana prossegue nesta terça-feira, às 14h, com o debate “Machado de Assis sob o ponto de vista histórico”, com as presenças de Ana Lice Brancher, João Hernesto Weber, Stélio Furlan (todos da UFSC) e Maria Tereza Santos Cunha (da Udesc). Mais tarde, às 15h30, será discutido o projeto de digitalização da obra de Machado de Assis junto ao Ministério da Educação, com apresentação de Alckmar Luiz dos Santos e Deise Joelen Tarouco de Freitas, da UFSC.

Amanhã (01/10), o destaque será a exibição de três filmes brasileiros inspirados nas obras de Machado: “A Cartomante”, de Wagner de Assis e Pablo Uranga, às 10h30; “Dom”, de Moacyr Góes, às 14h; e “Memórias Póstumas”, de André Klotzel, às 18h30. As projeções são gratuitas e abertas à comunidade em geral.

Por Paulo Clóvis Schmitz /Jornalista da Agecom