Professor de Jornalismo é eleito para federação de comunicação

09/09/2008 10:21

O professor Elias Machado, do Departamento de Jornalismo, foi eleito para o cargo de Diretor de Relações Nacionais da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM). A Assembléia Geral de fundação da nova federação foi realizada, em Natal, no campus da UFRN, durante o congresso da Intercom, no dia 2 de setembro. A Assembléia Geral, que contou com a participação de doze entidades, aprovou os estatutos e elegeu a primeira diretoria da SOCICOM.

A diretoria da SOCICOM, que terá sede jurídica em São Paulo, está constituída por José Marques de Melo, presidente; Ana Sílvia Médola, vice-presidente; Elias Machado, Diretor de Relações Nacionais; Anita Simis, Diretora Administrativa e Margarida Kunsch, Diretora de Relações Internacionais. Além da Diretoria Executiva, a SOCICOM terá o Conselho Deliberativo com um representante de cada filiado.

Entre os objetivos da nova entidade estão a representação institucional da Comunicação e a sua consolidação como Grande Área de Conhecimento; o estabelecimento de relações com as entidades representativas da indústria da comunicação, da sociedade civil, dos movimentos sociais, e de classe na Área de Comunicação e a formulação de políticas estratégicas para o desenvolvimento e a diversificação da graduação e da pós-graduação em Comunicação.

A assembléia geral teve a participação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisiciplinares da Comunicação (Intercom); Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); União Latina para Estudos da Economia Política da Informação e da Comunicação(Ulepic-Brasil); Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, (Compós); Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abracorp); Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, (ABCiber); Rede Alfredo de Carvalho para a Pesquisa da História da Comunicação (Alcar); Rede Nacional de Estudos de Folkcomunicação (Folkcom) e Associação Brasileira de Jornalismo Científico, (ABJC).

A assembléia geral decidiu ainda que o Conselho Deliberativo da SOCICOM será composto por um representante de cada entidade filiada, com direito a um suplente. As entidades têm até o dia 30 de setembro para indicar os representantes. A diretoria da SOCICOM terá o prazo de

90 dias para a regularização jurídica com registro da Ata de fundação. A diretoria eleita fará o convite ao Fórum Nacional de Entidades de Cinema (Forcine) e a Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (Socine), entidades que participaram das discussões para constituição da Federação, mas que não puderam participar da assembléia em Natal, para que integrem o Conselho Deliberativo da SOCICOM.

Contatos para entrevistas: Prof. Elias Machado: (48) 3207 8328 e www.lapjor.cce.ufsc.br