Núcleo de estudos literários da UFSC oferece minicurso gratuito

10/09/2008 15:22

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da UFSC promove no mês de setembro o evento ´Tardes Literárias`, com oferecimento de minicurso sobre literatura e teoria literária. O encontro é gratuito e aberto à comunidade. Serão fornecidos certificados aos participantes.

Nesta quinta-feira, será oferecido o minicurso ´Dois olhares e uma mesma esquina: o espaço na ficção de Jorge Luis Borges e Roberto Arlt`. O encontro acontece entre 14h e 17h, na Sala Hassis, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão.

As ´Tardes Literárias` fazem parte de um projeto de extensão desenvolvido pelos integrantes do Núcleo Onetti, com coordenação da professora Liliana Reales. A professora é pós-doutora pela Université Charles de Gaulle Lille III, França, doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora da UFSC, onde atua na Graduação em Letras Espanhol e na Pós-Graduação em Literatura. Liliana Reales é também fundadora do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos, dividindo a coordenação com o professor Wladimir Garcia.

Fundado em 2003, o Núcleo Onetti tem como principal objetivo a formação de novos investigadores no estudo da literatura da América Latina e de correntes críticas e teóricas contemporâneas. Entre as linhas de investigação estão Literatura Latino-Americana, Literatura e Filosofia e Textualidades Contemporâneas. O Núcleo Onetti é constituído por professores e alunos da pós-graduação em Literatura e da graduação em Letras, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

O minicurso

– Dois olhares e uma mesma esquina – o espaço na ficção de Jorge Luis Borges e Roberto Arlt: A proposta é apresentar os elementos sócio-históricos que rodeiam a Buenos Aires de 1900 para contextualizar a produção literária de Borges e Arlt, com o objetivo de situar o participante diante das peculiaridades da construção do espaço ficcional na narrativa destes escritores. “Pretende-se estabelecer paralelismos entre as cidades através de recursos audiovisuais (vídeos e fotos) e textos dos dois escritores, com o objetivo de determinar aproximações e divergências da Buenos Aires que emerge da escritura”, explicam os organizadores.

Mais informações: nucleoonetti@yahoo.com ou pelo telefone 3721-9288 terças, quintas e sextas das 14h às 18h.

Também com Janete Elenice Jorge, pesquisadora do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos, fone (48) 9977-2824