Novos recursos garantem excelência do ensino da língua alemã no Colégio de Aplicação
O Reitor Alvaro Prata recebeu na tarde de sexta-feira (26/09) membros do Instituto Cultural Goethe, uma organização voltada à disseminação da língua e cultura alemãs com representações em todo o mundo, inclusive em São Paulo. Na ocasião, os visitantes repassaram à UFSC R$ 100 mil, destinados à construção de um laboratório de línguas no Colégio de Aplicação. Os recursos provêm do Projeto Escolas – uma parceria para o futuro, um programa mundial do governo alemão voltado a firmar convênios com colégios de ensino médio para ensino da língua alemã, e destinam-se à aquisição de equipamentos e material didático. Outro benefício do convênio é possibilitar o intercâmbio de alunos com a Alemanha, por períodos de até 45 dias.
Na cerimônia de assinatura o Instituto Goethe foi representado por seu diretor de Ensino para a América do Sul, Hans-Dieter Dräxler, e pelo coordenador institucional para Escolas, Markus Kedziora. A UFSC, além do reitor, contou com as presenças da pró-reitora de Ensino e Graduação, Yara Müller; do secretário de Relações Institucionais e Internacionais, Ênio Luis Pedrotti; do Diretor do Centro de Ciências da Educação, Carlos Alberto Marques; da coordenadora de Ensino Básico, Sônia Bayerstorff; do diretor do Colégio de Aplicação, Romeu Bezerra, e do diretor do Departamento de Articulação Institucional, Louis Westphal.
Hans Dräxler expressou satisfação em estabelecer cooperação com uma escola onde se realizam projetos com supervisão científica. Considerou que a construção do futuro passa pela escola. Disse ainda que, atualmente, há um contato cada vez maior entre pessoas de várias línguas, por isso a necessidade de novas habilidades e competências, com destaque para o conhecimento de línguas.
O diretor do Colégio de Aplicação, Romeu Bezerra, declarou que a relação é muito bem vinda por representar uma parceria que vai permitir aprofundar o ensino da língua e da cultura alemã. Destacou a visão da escola voltada para o multiculturalismo e compreensão do outro, motivo pelo qual os alunos aprendem quatro línguas diferentes.
Durante a assinatura do termo de cooperação houve uma apresentação musical feita por treze alunos da 5ª série do colégio, onde se incluiu o canto em língua alemã. Em seguida, a placa alusiva à assinatura do Acordo de Cooperação foi descerrada.
O Reitor encerrou os trabalhos destacando os benefícios da parceria para a Universidade e o prazer da Administração em oferecer aos alunos esta oportunidade.
Por Mara Paiva/ Jornalista na Agecom
Fotos: Paulo Noronha/ Agecom