Jornalismo esportivo é tema de debate na Semana de Jornalismo da UFSC
Espetacularização do esporte, a formação de uma indústria e a predominância do futebol. Estes foram alguns dos temas discutidos na mesa-redonda Jornalismo Esportivo: informação ou entretenimento, durante a VII Semana do Jornalismo, no dia 15 de setembro, às 16h30, no auditório do bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
A mesa foi composta pelo colunista de esportes do jornal Folha de S. Paulo, José Geraldo Couto, e pelo repórter esportivo da RBS TV de Porto Alegre, Glauco Pasa. O professor Rodrigo Faraco, apresentador do programa TVCOM Esportes e comentarista da rádio CBN, mediou o debate.
A discussão teve início com uma breve apresentação dos convidados, que falaram dos principais trabalhos que realizaram na área. Couto contou como ingressou no campo do esporte: “tapando buracos” da editoria quando faltava o editor titular. Ele se considera um “outsider” (que não é especialista na área) e, por isso, sem o receio de dar bolas fora. O colunista acredita que o jornalismo como um todo, não só no campo do esporte, passa por este processo de espetacularização, principalmente na televisão. “Muito do que se faz hoje busca manter o telespectador ligado mais pela emoção do que pela informação.” Para ele, a mitificação do atleta também é uma conseqüência do culto às celebridades.
Pasa completa dizendo que isso acontece em todas as áreas, mas acredita que o entretenimento faz parte do jornalismo esportivo. Mesmo assim, a informação deve ser o grande objetivo do jornalista. O repórter frisou que estamos inseridos num mercado lucrativo e que temos que estar acima dos interesses, sejam das empresas, sejam das fontes. “Há uma indústria da comunicação, cabe a nós nos responsabilizarmos pela informação e a empresa fica encarregada de vendê-la.”
Sobre o fato de o futebol ser o carro-chefe do jornalismo esportivo, Couto afirmou que a responsável é a dramaticidade que envolve um jogo. “Uma partida de futebol pode ser interessante durante os 90 minutos, independentemente de gols, por conta da narrativa dramática em seu desenrolar.” Apesar de reconhecer a passionalidade no caso do futebol, Pasa aposta no que ele chama de “cultura de insistência” para acostumar o público a novos esportes. “Aos poucos, as pessoas vão se moldando a uma nova realidade e quem pode fazer isso somos nós, dos meios de comunicação.”
Por Matheus Joffre / Assessoria da VII Semana do Jornalismo da UFSC
Programação é transmitida online
Se você não pode comparecer pessoalmente à Semana, é possível assisitir às mesas-redondas e palestras pelo site www.semanadojornalismo.ufsc.br. Envie suas dúvidas para perguntasdasemana@gmail.com. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , e a organização da VII Semana do Jornalismo encaminhará as questões aos convidados.