Fred Melo Paiva abre a VII Semana do Jornalismo da UFSC

16/09/2008 14:54

O que importa é contar o que eu vejo

Crédito: Felipe Machado

Crédito: Felipe Machado

“Cheguei à conclusão de que gosto de nariz de cera. Não respondo às perguntas básicas do lead, esqueço essa parte”. Foi com idéias um pouco fora do convencional que Fred Melo Paiva , jornalista “demorado nas apurações e títulos”, abriu a VII Semana do Jornalismo.

Os bastidores de algumas matérias arrancaram boas risadas da platéia presente no auditório do CCE, na UFSC. Paiva é autor de textos que vão desde perfis de famosos, como os jogadores de futebol Romário e Ronaldo, a de cachorros e do ex-avião presidencial “Sucatão”. Mineiro de Belo Horizonte, o jornalista enfatizou o tema do evento: ética profissional.

Ele se baseia no que denominou de tripé da profissão: ser honesto com o leitor, cumprir com o que foi combinado com o entrevistado e fiscalizar o poder – que não é só Brasília, como lembrou rapidamente. Disse ainda que não aceita “jabás”, respeita OFFs das fontes, escreve para “leitores inteligentes” e que “é preciso errar para surpreender”.

Recém-saído do jornal O Estado de São Paulo, para se dedicar a um novo livro, definiu seu estilo como “uma mistura de humor, liberdade e viagem de formatos somados à crítica e opinião”. Um jeito tão particular de escrever que proporcionou experiências como mudar a forma das matérias da revista Trip, misturando textos com entrevistas ping-pong, por exemplo. Tudo para “surpreender o leitor e subverter o formato da narrativa jornalística”. Quando questionado sobre a relação humor e ética, o jornalista foi enfático ao dizer que tem “respaldo das pessoas que entrevisto. Cometi um único deslize que foi com o Niemeyer. Acho que exagerei”, relembrou.

“Uma boa pauta rende boas histórias e bons personagens”. E mais que isso, para se ter uma boa matéria, para Paiva, é preciso encontrar um ponto de vista original e um formato adequado. Essa receita que já rendeu textos, no mínimo, diferentes. Afinal, nas palavras do jornalista, “o lead tradicional não é um bom vendedor”.

Por Marina Rocha / Assessoria da VII Semana do Jornalismo da UFSC

Programação é transmitida online

Se você não pode comparecer pessoalmente à Semana, é possível assisitir às mesas-redondas e palestras pelo site www.semanadojornalismo.ufsc.br. Envie suas dúvidas para perguntasdasemana@gmail.com. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo , e a organização da VII Semana do Jornalismo encaminhará as questões aos convidados.